Prezada leitora

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Hora de colocar a correspondência em dia, respondendo a uma leva de questões de nossas estimadas leitoras. Vamos lá.

A importância da umidade. Leitora tem uma adega apenas com temperatura controlada. Quer saber se precisa ter mesmo a umidade sob vigilância.

Sim, precisa. Temperatura e umidade corretas são vitais em qualquer adega. A umidade ideal é de cerca de 70%. Se passar disso, promoverá mofo nas garrafas e nas paredes da adega, os rótulos começarão a soltar da garrafa. Se você, mais tarde, quiser vender seus vinhos isso será um problema. Mas o mofo não provoca nenhum dano ao vinho. Inclusive, algumas vinícolas guardam seus vinhos em ambientes intencionalmente muito úmidos e só colocam os rótulos nas garrafas nas vésperas de serem encaixotadas para a venda. Se a umidade estiver abaixo dos 70%, teremos uma lenta evaporação do vinho. O melhor é instalar um regulador de umidade. Consulte o fabricante da sua adega.

A rolha, como o seu sapato, geladeira ou carro, tem um tempo determinado de vida. As rolhas de qualidade, aquelas que acompanham os grandes vinhos, podem começar a se deteriorar a partir de 20, 25 anos

Abrindo vinhos velhos. A pergunta é sobre a remoção de rolhas de garrafas muito antigas. Se a rolha ficar em pedacinhos, isso é sinal de que o vinho está estragado?

A rolha, como o seu sapato, geladeira ou carro, tem um tempo determinado de vida. As rolhas de qualidade, aquelas que acompanham os grandes vinhos, podem começar a se deteriorar a partir de 20, 25 anos. Mas isso não é indicativo de que o vinho se estrague ao mesmo tempo. Muita gente, colecionadores principalmente, manda colocar novas rolhas em seus vinhos antigos. Se ela se esfarela, tente novamente, colocando o saca-rolhas numa posição oblíqua. Se não funcionar, empurre a rolha para dentro da garrafa. Com a ajuda de um funil e de um imaculado pano de linho atuando como filtro, despeje o conteúdo da garrafa num decantador.

Mas para abrir uma garrafa muito antiga, tudo o que você precisa é de paciência. Aprenda aqui com o mestre François Audouze, 65, ex-empresário e hoje conhecido colecionador de vinhos antigos, que já abriu milhares de garrafas com mais de 50 anos de idade. Sem problemas. Veja aqui como ele faz e os instrumentos que utiliza.

Chai. Leitora quer saber o que significa, especificamente no caso de vinho. Ela sabe que a palavra também designa chá na Índia, geralmente misturado com leite e especiarias.

No caso de vinhos, e mais especialmente em Bordeaux, é o termo francês para o lugar onde o vinho é armazenado, normalmente em barris, para amadurecer. Fica, em geral, na superfície, embora possa ser encontrado no subsolo. Também significa “vida” em hebraico. Ao brindar com judeus, não se esqueça de dizer l’chayim!