Você provavelmente convive com algum amigo, colega de trabalho ou mesmo parente que, por se comportar sempre de maneira sarcástica e tentar a todo custo diminuir os outros, acaba ganhando o rótulo de “desprezível”.
A característica não é apenas reflexo de traços emocionais, tampouco uma preferência por ser desagradável, mas sim um tipo de personalidade, assim como psicopatas e narcisistas, segundo um recente estudo sobre comportamento humano realizado por psicólogos da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.
Personalidade desprezível existe de verdade
Para chegar à conclusão, a pesquisa contou com 960 participantes que passaram por um teste de personalidade em que deveriam responder perguntas sobre como se relacionavam com sentimentos de raiva, inveja, orgulho e nojo de outras pessoas, além de medição de perfeccionismo e narcisismo.
De acordo com os estudiosos, a personalidade desprezível existe de fato e quem exibe o perfil normalmente é contraditório, já que não se importa com o bem-estar e a felicidade alheia, mas se incomoda quando é ignorado ou desvalorizado – ou seja, quando “recebe o troco”.
Entre as pessoas que apresentavam sinais de personalidade desprezível era possível ainda encontrar traços de narcisismo e psicopatia, uma vez que compartilham o mesmo sentimento de superioridade e não se culpam por manipular emoções alheias.
O levantamento não foi capaz de definir com exatidão os motivos pelos quais uma pessoa assume personalidade desprezível, mas sinalizou que o perfil está relacionado a indivíduos que sofrem com ansiedade e baixa autoestima.
Comportamento pessoal
- Praticar o perdão pode salvar a sua vida: veja a importância deste ato
- Não se sinta culpado: ciência comprova que a vingança te deixa mais feliz
- 10 sintomas da personalidade narcisista: veja se você se enquadra no perfil