Público acusa “gaslighting” no BBB: toda mulher deve entender o que é

por | fev 3, 2020 | Comportamento

Preocupados com a união entre as mulheres da casa, os homens do BBB 20 criaram um plano para desestabilizá-las, buscando fazer com que as participantes que têm relacionamentos fora do reality se aproximem deles e, assim, se “queimem” com o público.

A estratégia, no entanto, chegou até uma das sisters – Marcela, que a revelou para as colegas de confinamento e deixou todas chocadas. Diante do plano, o grupo decidiu confrontar os rapazes, e a reação do participante Hadson ao ser questionado fez os espectadores apontarem na fala dele algo bem comum que quase toda mulher já enfrentou: o “ gaslighting”.

Plano dos homens do BBB é revelado

Alguns dias após tomar conhecimento do plano dos homens do BBB 20 para fazer com que as participantes comprometidas, Mari Gonzalez e Bianca Andrade, traiam seus parceiros e, assim, sejam estigmatizadas pelo público, Marcela resolveu revelar tudo às mulheres da casa.

“Eles falaram a seguinte frase: ‘O plano é colar nelas e fazer com que elas falem ou façam alguma coisa que vá prejudicar elas lá fora’”, explicou a médica.

Apesar de o apresentador Tiago Leifert já ter abordado a estratégia em questão afirmando que era apenas um blefe de Hadson, um papo entre Petrix e o fisioterapeuta Lucas mostrou que o plano era bastante real. No diálogo, Lucas chegou a dizer que esta seria “a única forma de ganhar”, e as mulheres não gostaram nada de saber disso.

Diante da revelação, Mari Gonzalez – um dos principais alvos da estratégia, já que é comprometida e vinha se aproximando de Lucas – chorou bastante, e todas as colegas de confinamento se uniram para contestar os rapazes. Juntas, elas abordaram Hadson, Lucas e o arquiteto Felipe, que, por sua vez, negaram toda a estratégia.

No jardim da casa, Bianca (a blogueira Boca Rosa) perguntou a Hadson se ele tinha algo a revelar, e ele, apreensivo, respondeu que não. Em seguida, porém, mais participantes chegam para questioná-los sobre o plano, e a conversa acabou em uma grande discussão.

Enquanto Hadson afirmava que as acusações eram todas falsas, Lucas chegou a levar Mari para longe da briga para conversar, mas a participantes não deixaram e seguiram questionando os homens. Irritado, o ex-jogador de futebol pediu provas de que ele havia falado sobre tal plano e tentou desqualificar a fala de Marcela sobre o que ela ouvira dele.

https://twitter.com/joaoricardost/status/1224190051447443457

“Ela está falando besteira”, disse ele diversas vezes. Depois da discussão (em que ele também foi acusado de ser machista pelas participantes), ele se reuniu com alguns dos outros rapazes da casa e comentou as acusações, ainda afirmando que elas não eram reais e chegando até a chorar.

“Fazer acusações contra a minha pessoa sem eu ter feito, isso dói pra car****. Só que eu estou tranquilo, estou ‘tranquilasso’. Eu não consigo nem ficar com raiva delas, sabe por quê? Porque pra mim, elas estão doidas”, disse o ex-jogador de futebol, e logo sua fala virou assunto nas redes por um motivo importante.

Público aponta “gaslighting” em discussão

Comum não apenas em relacionamentos amorosos abusivos, mas em outros tipos de relação entre homens e mulheres, o “gaslighting” ocorre quando o homem tenta invalidar a fala de uma mulher afirmando que ela é “louca”, “histérica”, entre outros.

Dentro da casa, a própria Marcela reconheceu o abuso e o explicou de forma didática: “Toda vez que uma mulher levantar sua voz, vai ter gente duvidando. (…) Todas as vezes em que a gente se impor, a gente vai ser tachada de louca por alguém. Louca é um termo que as pessoas usam para não validar a opinião das mulheres.”

A prática é uma forma de distorcer a realidade e os fatos para fazer com que a sanidade ou memória da vítima seja questionada por todos – inclusive por ela própria. Manifestação bastante comum do machismo na sociedade, ela ocorre de forma tão sistemática e naturalizada que muitos não conseguem enxergá-la como uma violência psicológica.

Visto que há vídeos provando não apenas o plano contra as participantes, mas também o fato de que Hadson falou sobre a estratégia para Marcela, o público viu na reação de Hadson uma demonstração de gaslighting ao afirmar que Marcela está falando besteira e qualificar as mulheres da casa como loucas. Confira algumas manifestações:

https://twitter.com/whtvalx/status/1224199691098841088

https://twitter.com/laisbortot/status/1224206543027085314

Pouco a pouco, o “gaslighting” é capaz de acabar com a confiança de uma mulher porque ela passa a ser coagida a duvidar dos próprios sentimentos, memória e sanidade – e, por isso, muita gente viu uma importância significativa no fato de que as mulheres se uniram e permaneceram juntas durante a situação.

https://twitter.com/borges__carol/status/1224215658453401607

Polêmicas do BBB 20