O site Disney Babble fez uma lista de vantagens e desvantagens de se casar em cada mês do ano. Ciente das principais características de cada mês, você pode tomar uma decisão mais ciente e acertada para que sua celebração seja perfeita e inesquecível.
Leia também:
10 perfis de casamento para seguir no Instagram
Músicas de casamento: as mais pedidas
10 dicas simples para emagrecer até o casamento
Característica de cada mês para noiva
Janeiro
É um mês pouco procurado pelas noivas, por isso, é possível negociar melhores preços com fornecedores. Pela baixa procura também é mais fácil agendar bufês, salões e igrejas, que têm mais datas disponíveis.
Para quem gosta de flores, margaridas, azaleias e bocas-de-leão estão em alta nessa época do ano e são ótimas escolhas para cerimônias a céu aberto.
A desvantagem é o calor, que pode causar certo incômodo, principalmente para o uso de traje dos homens. Também é preciso lembrar que esse é um mês de chuvas, e pensar que muitos convidados estarão viajando por conta das férias escolares.
Fevereiro
Esse é um mês de muitas flores tropicais, como antúrios, helicônias e angélicas, flor com aroma apreciado por muitas noivas. Ainda é um mês pouco procurado, então, pode ser mais fácil contratar serviços.
Lembre-se que essa ainda é uma época de chuvas e que o Carnaval também pode atrapalhar a festividade, já que muitos convidados programam viagens longas nesse mês com antecedência e podem evitar dois investimentos desse tipo. A época também pode encarecer a lua de mel, já que se trata de alta temporada.
Março
Esse é o mês da flor queridinha das noivas, a orquídea. O calor começa a ceder e a temperatura fica um pouco mais amena.
Porém, também é importante se prevenir das águas de março, e pensar em coberturas para festas ao ar livre. Por conta do clima mais agradável, começa a disputa pela melhor data. Então, é melhor agendar com antecedência.
Abril
Esse é um ótimo mês para casamento, pois não faz muito calor, nem muito frio. Abril tem sido muito procurado pelas noivas justamente por ter uma temperatura equilibrada e com menos chuva.
No entanto, por ser próximo a maio, o preço das flores começa a subir, assim como o valor dos serviços. As datas também começam a ficar mais concorridas.
Maio
Ao contrário do que muita gente imagina, maio ocupa a sexta posição no ranking dos meses preferidos para casamentos. Por isso, para quem sonha em casar no “mês das noivas”, as datas não são mais tão concorridas.
Porém, esse continua sendo o mês em que o preço das flores mais sobe, principalmente por causa do Dia das Mães. Então, antes de fazer qualquer tipo de contratação, é preciso pesquisar bastante.
Junho
É o mês ideal para quem quer as famosas tulipas na decoração e no buquê. O friozinho começa a chegar, dando um ar mais romântico à cerimônia.
A festividade já deve ser celebrada em locais fechados, já que uma das desvantagens desse mês é que a temperatura pode cair mais durante a noite.
Julho
Essa é a época do charmoso copo-de-leite, que mistura sofisticação e delicadeza em decorações. Com o friozinho a todo vapor, dá para produzir um cardápio especial de pratos quentes e uma decoração mais intimista.
Entre as desvantagens: lembre-se que esse é o mês das férias escolares e, portanto, há grandes chances de seus convidados viajarem. A lua de mel também pode ficar um pouco mais cara, dependendo do destino.

Agosto
O mês é abominado pelas noivas supersticiosas, que acreditam que agosto (o mês do desgosto) pode trazer azar para o casamento. Para os casais despreocupados com esse tipo de crença, é um ótimo momento para fazer bons negócios e gastar menos.
Se há a vantagem da exclusividade, lembre-se que assim como nos meses de junho e julho, faz frio e não é muito atrativo para cerimônias externas.
Setembro
Além do charme da chegada da primavera, também há uma diversidade maior de flores. Como o clima já está mais ameno, a época favorece casamentos na praia ou montanha, além de ambientes fechados.
A desvantagem é que é muito concorrido. Setembro é o novo ‘maio’. Tem que correr para fechar tudo o quanto antes, pois mesmo com um ano e meio de antecedência, os salões já são reservados. E, lembre-se que, pela lei da oferta e da demanda, não dá para barganhar tanto com fornecedores.
Outubro
A primavera, que está no auge, favorece a decoração principalmente para as noivas que amam o cobiçado lírio. Com poucas chuvas, é possível optar por festas em ambientes abertos.
A desvantagem é que, assim como setembro, o mês é bastante concorrido. Então, se quiser casar em outubro, corra!
Novembro
Para os casais que curtem o ar mais provençal, esse é o mês das lavandas. O horário de verão também pode ser uma vantagem, proporcionando pôr-do-sol durante a celebração à noite.
As desvantagens: as chuvas voltam, assim como o calor. Os preços para a lua de mel disparam com a proximidade das férias e da alta temporada do fim do ano.
Dezembro
As duas primeiras quinzenas são bem procuradas por causa do décimo terceiro salário, que ajuda a equilibrar as contas.
Porém, prepare-se para pancadas de chuvas de verão! A maquiagem também precisa ser adaptada para não derreter no calor e estragar as fotos. Saiba que os preços também disparam, já que é a época em que o comércio mais fatura.