Quem ama faz tudo para ver o outro feliz? Segundo estudo, não deve ser sempre assim

Quem já foi casado ou viveu um relacionamento estável sabe bem que nenhuma relação se baseia única e exclusivamente em amor. Ceder e fazer sacrifícios faz parte do comprometimento, mas engana-se quem tem a ideia romântica de que quem ama deve fazer de tudo para ver o outro feliz. Pelo menos é o que garante a ciência.

De acordo com uma pesquisa sobre relacionamentos amorosos feita pela Universidade do Arizona, EUA, pessoas que faziam sacrifícios em nome do parceiro se sentiam mais comprometidos na relação, mas apenas quando as tarefas para agradar eram realizadas em dias tranquilos.

Fazer sacrifícios no relacionamento é bom?

ShutterStock

Quando os esforços eram feitos em períodos de grande estresse e cansaço, a satisfação não era experimentada e, pior, ainda eram encarados como um verdadeiro fardo. E, ainda segundo o estudo, nem mesmo o parceiro que recebeu o agrado se dizia mais feliz ou comprometido no relacionamento.

Para chegar à conclusão, o trabalho científico avaliou 164 casais, casados ou em um relacionamento estável entre seis meses e 44 anos. Os voluntários tinham que responder a questionários relatando os sacrifícios domésticos que faziam por seus parceiros em diferentes categorias e classificar os níveis de comprometimento, satisfação e proximidade com a pessoa amada durante os períodos analisados.

Relacionamentos amorosos