Um diálogo em que os envolvidos mantêm constante contato visual é normalmente considerado sério e um sinal de que grande atenção está sendo dada ao interlocutor. Mas mesmo se esforçando para garantir a noção de confiança, muitas vezes fica bastante difícil olhar o tempo todo nos olhos de alguém quando estamos falando. E a ciência parece ter descoberto a razão por trás do esforço.
Olhar nos olhos: por que é difícil?
De acordo com um recente estudo realizado pela Universidade de Kyoto, no Japão, manter olhos nos olhos durante uma conversação é difícil simplesmente por que exige grande esforço mental envolvido no processo.
Quando você fala com alguém, seu cérebro está constantemente em busca da próxima palavra para completar a sentença e, em alguns casos, para que ela apareça é necessário um esforço maior da mente que, “ocupada” em manter o contato visual, precisa de um desvio no olhar para seguir adiante. O cérebro, portanto, não suportaria realizar as duas atividades ao mesmo tempo.
Para a pesquisa, 26 voluntários foram expostos a um jogo de associação da palavra ao mesmo tempo em que deviam fazer o contato olho no olho com um rosto gerado por computador. Foi percebido então que o contato visual dificultava e atrasava o processo de pensar em palavras, indicando que as duas tarefas, ao mesmo tempo, promoviam um conflito no cérebro.
Comportamento pessoal
- Como contar uma mentira sem ser pego: aprenda a disfarçar os sinais
- Reclamar demais faz com que coisas que não estavam tão ruins piorem
- 9 coisas que acontecem com quem é muito azarado