A frequência ideal que indica uma boa saúde intestinal do seu cão é de acordo com a alimentação dele. Em média, se ele tem duas ou três refeições em um dia, será esperado que ele defeque pelo menos duas vezes por dia. Caso você observe um aumento de “idas ao banheiro” por parte de seu cãozinho, vale a pena uma visita ao veterinário: verminoses, doenças intestinais e da próstata podem ser os responsáveis por esse problema.
Leia também:
10 raças de cachorros populares
Aprenda como escovar os dentes do seu pet
5 erros cometidos na alimentação dos animais
Alguns tipos de verminose podem causar esse comportamento. Animais sentem algum desconforto intestinal e acabam tendo uma maior frequência de idas ao banheiro, ou seja, a defecação torna-se mais frequente que o normal. Muitos dos vermes causadores desse sintoma passam despercebidos pelo dono.
Um exemplo: existe um pequeno verme, o Dypilidium caninum, que é muito comum entre os cães. As pulgas fazem parte do ciclo desse verme que contamina o cão. Um sintoma de infestação bem típico da presença desse parasito é quando o cão coça e raspa o bumbum no chão de forma frequente após defecar.
Além das , outros problemas intestinais causam uma maior frequência de idas ao banheiro. O tipo de alimentação fornecida e alguns problemas inflamatórios intestinais podem ser responsáveis por esse sintoma.
O cães machos mais idosos podem apresentar esse sintoma devido a problemas de próstata. A próstata localiza-se dentro da cavidade pélvica, atrás da bexiga e por baixo do reto e pode aumentar de tamanho no processo de envelhecimento, principalmente entre cachorros não castrados. Toda vez que o cão tenta defecar, ele sente dor. Na tentativa de aliviar-se, as tentativas de idas ao banheiro podem se tornar mais frequentes e bem dolorosas.
Caso observe esse tipo de sintoma, procure um veterinário. Através dos exames clínicos e complementares, pode-se descobrir o que realmente está ocorrendo e qual é o caso do seu cão.
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.