Cães e gatos, machos e fêmeas, considerados idosos podem ser submetidos à cirurgia de castração, sim. Existem benefícios à saúde, como a diminuição da ocorrência de tumores mamários e problemas de próstata. No entanto, como toda cirurgia, envolve alguns riscos. Cirurgias em animais idosos irão demandar a realização de mais exames de avaliação do risco cirúrgico e análise redobrada por parte do veterinário ao escolher o protocolo de anestesia.
Leia também:
Opções de nomes para animais
Dicas para dar banho nos pets
Saiba os motivos da castração
Existe um receio por parte de muitos tutores quando se fala sobre cirurgias em animais mais idosos: “Será que ele pode morrer durante a cirurgia?”. Não existe resposta pronta ou fórmula mágica: cada caso deve ser avaliado individualmente e cabe ao clínico veterinário, mediante exames complementares, avaliar se o seu animal pode ser submetido ao procedimento.
O risco da cirurgia deve ser avaliado pelo veterinário junto ao tutor em relação aos potenciais riscos e benefícios à saúde de uma castração realizada em um período mais avançado da vida de um cão ou gato.
A avaliação de risco deve ser feita pelo veterinário através de exames complementares. Os perfis de avaliação do funcionamento dos rins e do fígado, além de eletrocardiogramas e demais exames para avaliação da função cardíaca são fundamentais. Só com eles o veterinário poderá decidir o melhor procedimento para minimizar a ocorrência de problemas durante a cirurgia.
A castração, quando realizada em pacientes com boas condições e utilizados métodos seguros, pode até mesmo aumentar a qualidade e o tempo de vida do animal. Achar que o seu cão ou gato está velho não é motivo para deixar de castrá-lo. Na verdade, esse procedimento pode ser bom para a saúde dele.
Problemas de próstata podem aparecer em cães idosos. A castração ajuda a evitar a ocorrência deles. Um dos sintomas mais comuns entre cães com hiperplasia ou aumento anormal da próstata é dor e dificuldade na hora de defecar. Os hormônios produzidos nos testículos irão colaborar para essa condição que pode até causar a morte do seu cachorro. Vale a pena deixar de lado o preconceito e pensar no assunto. Seu cão não vai se tornar menos “macho” após a cirurgia de castração.
Com a castração, mesmo que tardia, também ocorrerá a diminuição do risco de ocorrência de tumores de mama. Se esse é o caso do seu bichinho de estimação, avalie com um veterinário a possibilidade realizar a cirurgia.
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.