Passar de carro por uma avenida movimentada ou mesmo durante um passeio pela rua e se deparar com um acidente que deixou um cão ou gato ferido e até mesmo agonizando é uma triste experiência que todos vivemos, invariavelmente. Se não é possível resgatar o animal no próprio veículo e oferecer ajuda, a dúvida sobre o que fazer é grande e angustiante.
O que é o SAMU de animais
Em algumas cidades do Brasil, no entanto, é possível obter socorro acionando o SamuVet, uma espécie de SAMU veterinário que, através de atendimento móvel 24 horas, pode salvar a vida do bichinho sem dono. A primeira cidade a adotar o serviço, em 2014, foi Florianópolis, em Santa Catarina.
O método de funcionamento do SamuVet, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, varia de acordo com cada município que adotou a projeto, mas normalmente a ajuda só pode ser acionada por equipes de como bombeiros, policiais militares e guardas civis que estiverem atendendo a alguma ocorrência que envolva um animal de rua.
Por ainda ser considerado um serviço de alto custo, são poucas as cidades brasileiras que podem contar com o socorro de animais de rua em emergência. Apesar de ter sido proposto na cidade de São Paulo, o projeto foi vetado pela prefeitura em 2015.
Bichinhos de luxo: Aumenta o mercado de produtos para cães e gatos