Um bom mentiroso sabe inventar grandes histórias e normalmente é bastante habilidoso com as palavras, mas saiba que até mesmo o maior dos farsantes pode se trair e soltar algumas frases que denunciam suas mentiras.
Saiba como identificar uma história falsa, de acordo com os ensinamentos de Pamela Meyer, autora do livro “Liespotting: Proven Techniques to Detect Deception” (técnicas comprovadas para detectar a mentira, em tradução livre:
Como identificar uma mentira: frases que ajudam a detectar

“Onde eu estava ontem à noite?”: mentirosos têm o hábito de responder a uma pergunta com outro questionamento quando são confrontados. A medida serve como atalho para ganhar tempo e inventar uma história.
“Eu NUNCA te traí quando fiz aquela viagem”: o uso do “nunca” onde um simples “não” seria o suficiente, segundo a especialista, também pode sinalizar uma mentira.
“Eu me recuso a falar sobre isso”: a frase é de uso comum entre pessoas que mentem e tentam desviar o assunto. Quando alguém não tem nada a esconder, dificilmente se recusará a conversar sobre o assunto.

“Para dizer a verdade …”: curiosamente, frases que começam com a sentença e uso de palavras como “honestamente” e “eu juro ” também podem indicar uma mentira. Elas são adotadas por mentirosos para reforçar a ideia de que não estão, supostamente, escondendo fatos.
“Primeiro saímos do trabalho, depois fomos ao bar e…”: segundo a autora, a construção de frases nesses modelos é comum entre mentirosos habilidosos. Colocar o assunto em definida ordem cronológica indica uma falsa história ensaiada, que evite deslizes que possam ser comprometedores.
Curiosidades sobre mentiras e mentirosos
- Há 9 maneiras comprovadas de saber quando uma pessoa mente
- Pessoas com traço de psicopatia mentem de uma maneira específica
- Seu filho mente muito? Isso pode ser um bom sinal: entenda a razão