É para lembrar o quanto somos poderosas. É para trazer à tona as conquistas sociais que já tivemos e não deixar que a luta pela igualdade entre homens e mulheres seja esquecida. Mas, mesmo com tantos motivos e questões para se colocar em debate, o Dia da Mulher se torna, por vezes, uma data com um quê de machismo.
São presentes e homenagens que ora nos fragilizam, ora nos enaltecem demais (seria toda mulher o símbolo da perfeição?), ora nos remetem ao mesmo e desgastado discurso de “lugar de mulher é na cozinha”, “mulher tem que ser delicada”, entre outras mensagens já tão ultrapassadas.
Que tal homens e mulheres deixarem de usar de uma vez símbolos e frases que não têm nada a ver com os reais valores do universo feminino?
Homenagens erradas no Dia da Mulher
1.Flores
https://media.giphy.com/media/7EcJUK3l9YB2w/giphy.gif
Buquês de rosas são os mais comuns para presentear as mulheres na data. Fato é que nem todas as mulheres se identificam com a flor e o que ela representa: fragilidade, doçura e beleza irretocável.
Caso este seja o presente escolhido, vale dar um sentido mais sincero na hora da entrega. Flores podem, realmente, alegrar a vida de alguém, porque significam vida e são símbolos da natureza. Porém, tenha em mente que esses símbolos nada têm a ver com o sentido do Dia Internacional da Mulher.
2. Dia da beleza
https://media.giphy.com/media/l4pTbxwmwv7gm4KME/giphy.gif
Algumas mulheres realmente gostam de fazer as unhas, hidratar o cabelo e tirar a sobrancelha. Ok. Mas não é por isso que querem ser presenteadas (especialmente por homens) com cupons para spas e outros tratamentos estéticos. É importante lembrar que cuidados de beleza femininos estão muito atrelados à ideia de que devemos ser belas e perfeitas o tempo inteiro, o que se opõe diretamente à luta das mulheres pelo direito de ter a aparência que mais as deixem confortáveis. E, principalmente, os homens não precisam nos dizer que manter os cabelos arrumados, unhas pintadas e maquiagem perfeita nos fará “mulheres melhores”.
3. Literatura “feminina”
https://media.giphy.com/media/l41lUYJGipkMD3NPa/giphy.gif
Todas sabemos que há um nicho literário colocado nas prateleiras como “literatura feminina”. São histórias que retratam a vida cotidiana de mulheres, nossos questionamentos e, de maneira geral, nossos relacionamentos (profissionais, amorosos, familiares, enfim). Fato é que, assim como todo conteúdo cultural que se propaga, seja na literatura, propaganda ou outro meio de comunicação, os modelos de mulheres que são retratados nem sempre representam as mulheres reais.
Este tipo de presente pode reforçar de alguma forma alguns estereótipos femininos, o que não é nem um pouco positivo para marcar o Dia da Mulher.
4. Bicho de pelúcia
https://media.giphy.com/media/88hQm88dzR7okpSOBP/giphy.gif
Não caia nessa. Bichos de pelúcia são presentes ligados ao universo infantil e têm, entre outros aspectos, a função de incentivar a visão lúdica das crianças. Ou seja, não é para mulheres.
Dar um ursinho de pelúcia a uma mulher pode significar que ela tem, de maneira subjetiva, as mesmas características que uma criança: fragilidade, inocência e necessidade de cuidados.
5. Utensílios domésticos
https://media.giphy.com/media/DCHfuRqBhBSXjWuPYx/giphy.gif
A visão de que a mulher é a única – ou a maior – responsável pela limpeza e arrumação da casa e por fazer a comida da família ou do parceiro é calcada totalmente em uma perspectiva machista. Por isso, esqueça o liquidificador, a travessa para lasanha ou uma máquina de lavar nova.
6. Chocolate
https://media.giphy.com/media/gzKRbHzioNmzS/giphy.gif
Este presente tem grandes chances de agradar a maioria das mulheres, sim – e a maioria dos homens também. O problema é que, com ele, muitas vezes, reforçamos o discurso de que viramos “monstras” durante a TPM que precisam ser domadas com chocolate. É como se nossa sanidade e equilíbrio dependessem da guloseima. Quantas vezes em meio a uma briga você já não ouviu do seu namorado a frase “você está de TPM, come chocolate para se acalmar”? Não, não precisamos ser “domadas”, nossos problemas não se resumem à tensão pré-menstrual e certamente temos plenas condições emocionais de lidar e resolver nossas frustrações.
7. Presentes em geral
Os produtos listados acimas são os mais comumente oferecidos às mulheres na data, mas a verdade é que qualquer tipo de presente é indevido no Dia da Mulher. Não se trata de uma data para “agradar” e “mimar” a mulher, tampouco oferecê-la “um dia só dela”, em que pode fazer o que quiser.
Trata-se, sim, de reforçar que ela tem (ou deveria ter) a mesma importância e valor do que o homem na sociedade, de lembrar as lutas e conquistas do movimento feminista e, principalmente, refletir e reconhecer que ainda falta muito a ser alcançado. O real objetivo é, portanto, levar a mudanças para que se alcance a igualdade entre gêneros.
8. “Dia da mulher é todo dia”
https://media.giphy.com/media/3XHNmv20sXQhdjj0eM/giphy.gif
Além de presentes, é comum ver declarações públicas e privadas às “homenageadas”. Ao dizer essa frase, por exemplo, você passa a desmerecer uma data com caráter histórico e ainda importante para a representatividade feminina na sociedade.
9. “Por trás de um grande homem, sempre há uma grande mulher”
https://media.giphy.com/media/3oxHQHkhwWZLMrUO08/giphy.gif
Uma grande mulher, de fato, está onde ela quiser estar. O tom machista desta frase está no fato de que o homem sempre precisa ou naturalmente vai estar em destaque. O papel da mulher seria somente ajudá-lo, dando suporte, ficando atrás. Será mesmo?
10. “Vocês alegram e perfumam nossas vidas” (e variações)
https://media.giphy.com/media/U7isUDZ6VPWJW/giphy.gif
Mulheres não são vasos de flores ou qualquer outro objeto que foi criado para ser admirado pelos outros. Elogios são claramente bem-vindos. Mas não somos só, como diz o ditado, um rostinho bonito e não temos a função de agradar os olhos dos homens.
11. “Parabéns!”
https://media.giphy.com/media/dn0wDwST7yGh0wiHSS/giphy.gif
Já o “parabéns” pode transmitir duas ideias: a primeira é a de que já conquistamos o que queríamos e, portanto, só resta comemorar agora – o que, sabemos bem, está longe de ser verdade.
A outra é de que o simples fato de ser mulher é, por si, uma vitória – o que também está errado: ser mulher é apenas uma condição. Diferente do que muitos pensam, o movimento feminista não almeja que a mulher tenha regalias em relação ao homem, mas sim que tenha simplesmente os mesmos direitos que ele. Por isso, enaltecer a mulher nesta data, colocando-a como um ser superior, divino e majestoso, além de falso, enfraquece a real luta do movimento.
Como sabemos que ainda há a necessidade de muitos avanços na sociedade para as mulheres, tente evitar o termo. Você pode substituir por “seguimos em frente, juntos” ou qualquer outra palavra de incentivo à luta feminina.
Dia da Mulher: um sentido para a data
https://media.giphy.com/media/UqqI7s9b91tcY/giphy.gif
Podemos ter passado a vida inteira acreditando que há duas formas de ser mulher: frágeis e delicadas como uma rosa (sim, dar uma flor para uma mulher se refere a essa crença) ou guerreiras, donas de casa e profissionais competentes, que não se abalam nem com cólica menstrual. Mas, o Dia Internacional da Mulher traz outro sentido, bem mais generoso, ao nosso jeito feminino de ser.
Celebrar a data é reconhecer as batalhas que travamos todos os dias, e há séculos, pela mudança de uma sociedade patriarcal para uma em que nossos direitos básicos sejam respeitados. Andar sozinha pela rua sem medo a qualquer hora do dia, passar em frente a um grupo de homens sem ouvir “fiu-fiu”, ganhar o mesmo salário que eles quando temos a mesma função: sim, tudo isso precisa ser conquistado.
Por isso, aproveite a data para conversar com suas amigas, seu parceiro e sua família sobre a real importância dos tipos de “presente” que queremos ganhar.
Hoje mesmo, mande o recado para os homens de sua vida: “Você pode substituir a caixa de bombom por respeito”.
https://giphy.com/gifs/date-anne-bookshelf-mBvcPCBOoERAQ
Leia também: