Se o pneu estourar, furar ou derrapar, você sabe controlar o carro? Veja como agir

Mesmo dirigindo com cautela e seguindo à risca as regras de trânsito, é normal que a motorista fique sujeita a surpresas no meio do caminho, seja por um pneu que estoura ou com uma derrapagem. Além de manter a calma, ao se deparar com situações assim, é fundamental saber como conseguir controlar o carro de forma rápida para evitar acidentes.  Descubra alguns dos problemas mais comuns e como driblar esses imprevistos.

Como controlar o carro em situações inesperadas

Pneu estourado ou furado

A situação é pouco comum, mas pode acontecer. O pneu estoura devido à formação de bolhas, que, por sua vez, aparecem por causa do impacto em buracos ou guias das calçadas. Já os furos são mais comuns e surgem ao passar por ruas esburacadas ou com objetos cortantes pelo chão.

Nas duas situações, ao contrário do que manda nosso instinto, não é indicado pisar no freio. Primeiro, mantenha os braços firmes para segurar o veículo em linha reta. Tire o pé do acelerador e deixe o carro perder velocidade. Quando tiver total controle, ligue o pisca-alerta para avisar aos outros motoristas que está com problemas.  

Estacione em um lugar seguro, como o acostamento, e troque o pneu. Se preferir, é só sinalizar o local e ligar para a seguro. 

Aquaplanagem e derrapagem

A aquaplanagem acontece quando, em dias de chuva, uma camada de água se forma entre o chão e os pneus, fazendo com que o carro deslize e perca o controle.

Para controlar o carro, vale a mesma dica anterior: tire o pé do acelerador aos poucos e, em hipótese alguma, freie bruscamente ou faça curvas em alta velocidade.  Mantenha o carro em linha reta, diminuindo sutilmente a velocidade, até que os pneus retomem o contato com o solo.

A derrapagem acontece quando os perdem aderência e escorregam na pista. De acordo com a mecânica Mariane Abramoski, independentemente de qual roda derrapar, sejam as traseiras ou dianteiras, é essencial que você não freie bruscamente, mas sim tire o pé do acelerador de forma suave. Se forem as rodas da frente que perderem o controle, vire o volante para a curva, já se forem as traseiras, vire o volante para o lado contrário.

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