“O riso é o melhor remédio”: há muita verdade científica neste ditado. Até agora, estudos sobre o riso mostraram que ele pode ajudar a aliviar a dor e o estresse, trazer felicidade e fortalecer o sistema imunológico, entre muitos outros benefícios para a saúde.
Por que rimos?
O riso é único em humanos e nós o praticamos como uma maneira de demonstrar confiança genuína e boa intenção para com os outros, de acordo com um relatório do American Health Institute.
Nos primatas, as expressões faciais que deixam os dentes à mostra geralmente significam simpatia; esses animais usam as expressões para mostrar que não têm intenções hostis.O riso, que requer contrações involuntárias de vários músculos, pode ter evoluído em humanos para expressar uma mensagem que dá a certeza para os outros de que tudo está bem.

Ria mais: 8 benefícios do riso para a saúde
Reduz a ansiedade
Em um estudo realizado em 1990 e publicado no Psychological Reports, os efeitos do riso foram avaliados em mais de 50 estudantes universitários. Cada um deles acreditava que receberia um choque elétrico em poucos minutos. Enquanto esperavam, alguns ouviram uma gravação cômica, outros uma mensagem sem humor, e um terceiro grupo não ouviu nada.

Como resultado, o grupo que mais riu durante a espera relatou uma diminuição em seus níveis de ansiedade durante o período de antecipação. Aquelas pessoas que relataram ter mais senso de humor sentiam ainda menos ansiedade.
De uma perspectiva mais geral, a psicologia afirma que a capacidade de manter o senso de humor e rir das circunstâncias atuais, por mais difíceis que possam parecer, é um mecanismo de adaptação eficaz para superar qualquer situação.

É um antidepressivo natural
O riso provou ser capaz de atenuar sentimentos depressivos, devido à liberação de endorfinas que vem com ele. Os chamados “hormônios da felicidade” parecem proporcionar uma sensação de relaxamento após o exercício, e a risada é um tipo de exercício: movimentos involuntários dos músculos abdominais e dos músculos das costas e dos braços estão envolvidos. Dá ao corpo uma sensação de relaxamento depois de terminar, de acordo com Verywell Mind.
Também age como analgésico, reduzindo a dor no corpo, o que pode trazer alívio físico e mental em pacientes com dor crônica e depressão. Além disso, é uma fonte de distração que remove o foco da mente de sentimentos negativos, como raiva, raiva, tristeza ou culpa, para situá-la nas emoções felizes do momento presente. É por isso que é melhor que qualquer mera distração.

Alivia a dor
Uma boa risada pode aliviar a dor fazendo com que o corpo produza seus próprios analgésicos naturais, diz a Mayo Clinic. Séculos atrás, quando não havia anestesia ou analgésicos, o humor foi usado para ajudar os pacientes cirúrgicos a se submeterem ao procedimento e se recuperarem.
Um estudo que usou frio extremo como uma medida do limiar de dor descobriu que o limiar era mais amplo quando os sujeitos estavam em uma situação de riso em grupo; isto é, eles suportaram a dor melhor quanto mais riam.

Fortalece o sistema imunológico
Antes do início do outono ou da primavera, estações nas quais doenças contagiosas são comuns, é bom praticar um pouco de terapia do riso, já que isso pode melhorar o sistema imunológico, servindo como uma distração contra a negatividade.

Pensamentos negativos desencadeiam reações químicas que afetam o estado do corpo, aumentando o estresse e diminuindo a imunidade, explica a Mayo Clinic. Pensamentos positivos liberam substâncias que ajudam a combater o estresse e doenças mais sérias.
Vários estudos mostraram seus benefícios para o sistema imunológico. Uma pesquisa com um grupo de 40 estudantes descobriu que assistir a filmes engraçados aumenta a quantidade de imunoglobulina (anticorpos que desempenham um papel importante no funcionamento do sistema imunológico) na saliva.

É bom para a saúde cardiovascular
Em um estudo realizado em 2009, os participantes, divididos em dois grupos, tiveram que assistir a um programa de TV engraçado ou a um filme estressante. Usando imagens de ultrassom que capturaram a atividade da artéria braquial, os pesquisadores descobriram que o que estava na tela tinha efeitos na circulação sanguínea.
O suspense aumentou a pressão sanguínea, pois causou a contração dos vasos sanguíneos. O programa de comédia teve o efeito oposto: permitiu uma circulação mais suave e uma queda na pressão arterial.

A American Heart Association recomenda o humor como uma terapia eficaz para um coração saudável, acrescentando aos benefícios que o riso ajuda a promover a produção de colesterol bom (HDL).
Ajuda você a respirar melhor
O riso ajuda a respirar melhor, pois aumenta o ritmo cardíaco e respiratório, além de nos fazer respirar mais oxigênio, algo semelhante ao que acontece durante o exercício. No entanto, o efeito dura tão pouco quanto o próprio riso.
Ajuda no controle do estresse
O riso reduz os níveis de hormônios associados ao estresse, como cortisol, epinefrina (adrenalina), norepinefrina, dopamina e somatotropina (hormônio do crescimento), enquanto aumenta os níveis de endorfina. A isto se acrescenta um sistema imunológico fortalecido e, como consequência, menos efeitos físicos do estresse.

Queima calorias
O riso é um exercício e, como todo exercício, não vem sem o gasto de energia. Um estudo publicado no International Journal of Obesity mediu a atividade corporal de dois grupos (45 pessoas no total) e mostrou que o grupo que assistiu a um filme de comédia queimava até 10 calorias a cada 10 minutos.
Felicidade e bem-estar
- Você está envenenando seu próprio pensamento? Como identificar e parar
- 7 alimentos que vão te ajudar a ser uma pessoa muito mais bem-humorada
- O que devo fazer para ser feliz: 23 lições para ter mais alegrias na vida
Original Author: Carina Giordano Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/carina-giordano
Original ID value: 215214
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/salud/215214/si-te-ries-quemaras-mas-calorias-7-poderosos-beneficios-de-la-risa-probados