Se você se casar com essa idade, chances de divórcio são bem menores, diz estudo

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Qual seria a idade certa para casar? Algumas pessoas defendem que o melhor é juntar os trapos logo cedo e ter filhos ainda jovem. Outros acham importante aproveitar bastante a vida de solteiro antes de “sossegar” ao lado de alguém. Para o sociólogo Nick Wolfinger, no entanto, a idade ideal para subir ao altar é aquela que garantirá maior estabilidade ao relacionamento e menores chances de separação.

Leia também:
5 dicas preciosas para ter um casamento feliz
Morar junto com o namorado: 6 questões financeiras para pensar antes
É hora de casar? 7 perguntas que vocês e seu parceiro precisam fazer antes do “sim”

De acordo com o estudo conduzido pelo cientista da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o melhor período para se casar é entre os 28 e 32 anos. Isso porque, segundo observou, as pessoas que oficializam a união nesta idade têm menos chances de se divorciar, pelo menos nos primeiros cinco anos de casamento.

O sociólogo analisou dados de 2006 a 2013 da Pesquisa Nacional do Crescimento Familiar. A partir dos 28 anos de idade, as chances de divórcio caem 11% a cada ano, até a idade de 32 anos. “Depois disso, a probabilidade de separação sobe novamente ao passo em que chegamos ao final dos 30 e início dos 40”, declarou o sociólogo. Para cada ano após os 32, a possibilidade de divórcio aumenta em cerca de 5%.

Uma das possíveis explicações para isso, diz o estudioso, é que aqueles que esperam até os 30 para se casar podem não ser o tipo de pessoa com predisposição para se sair bem no casamento.

Wolfinger afirma que a tendência prevalece mesmo com diferenças de sexo, raça, origem familiar, idade no momento da pesquisa, educação, religião, histórico sexual e tamanho da cidade de residência.

O vídeo abaixo fala sobre a melhor idade para casar: