Seu cérebro sofre tipo de ressaca emocional após passar por certas experiências

Se você acha que a famosa “ressaca moral” define apenas um estado de arrependimento ou vergonha por determinados atos que vai atormentar sua consciência, saiba que o processo é muito mais complexo do que imagina e, segundo um recente estudo, pode até causar real impacto no cérebro.

“Ressaca emocional” pode afetar a memória

De acordo com o trabalho científico publicado na revista Nature, a “ressaca emocional” ocorre quando estados emocionais podem afetar nossa memória no futuro, ou seja, terá influência a longo prazo sobre coisas que recordaremos no futuro.

istock

As descobertas deixam claro que nossa cognição é altamente influenciada por experiências precedentes e, especificamente, que os estados cerebrais emocionais podem persistir por longos períodos de tempo, afirma Lila Davachi, autora da pesquisa.

Para chegar à conclusão, o experimento usou imagens que continham um contexto emocional e que estimulavam uma reação de voluntários. Um outro grupo observou antes uma série de imagens comuns, sem qualquer carga emocional. A ordem depois seria invertida entre os grupos e todos passariam por monitoramento de atividade cerebral.

Seis horas depois do procedimento inicial, os participantes fizeram um teste de memória das imagens que haviam visualizado e os resultados mostraram que quem foi exposto primeiro aos cenários de estimulação emocional apresentou melhor recuperação a longo prazo das imagens neutras.

O estudo então observou que, aparentemente, a emoção envolvida pode tornar os eventos subsequentes mais prováveis de serem lembrados. Vemos que a memória para experiências não-emocionais é melhor se forem encontradas após um evento emocional, afirmam os pesquisadores.

Mistérios da mente