Sidney Sampaio

A soberba é um dos sete pecados capitais, um orgulho excessivo, pura arrogância. No mundo da fama, pode ser uma sedutora armadilha. Alguns artistas caem nela e outros tentam evitar a tentação. É no segundo grupo que o ator Sidney Sampaio, 27 anos, prefere se manter. “Eu ainda não acredito na fama”, garante o ator, intérprete de Pedro, personagem da novela Sete Pecados, da Rede Globo.

O galã afirma que ficar incrédulo ao glamour do sucesso é uma estratégia. “É uma boa forma de não parar de evoluir”. Mas ele revela que os excessos das fãs também são constantes. “Às vezes, as pessoas ficam gritando. Já fui arranhado, levei beliscões, puxões de cabelo. Já ouvi até proposta para tirar virgindade”. E, nestas horas, o que ele faz? Fica constrangido? Rende-se a tentações? Nada disso! “Dou risada e vou embora. Não tenho o que dizer”, reconhece o ator. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Pela primeira vez eu estou solteiro. Estou curtindo o Sidney. Eu passei a maior parte da minha juventude namorando. Agora, quero ficar sozinho para conhecer meus reais valores

Bolsa de Mulher: Depois da novela Sete Pecados, você pretende participar de outro trabalho na seqüência?

Sidney Sampaio: Eu quero fazer teatro, mas não quero me precipitar. Eu ainda não tenho nada de concreto. Faltam cinco meses para acabar a novela e vou planejar o que vou fazer com mais calma. Quero fazer teatro com conteúdo voltado para o público adulto. Eu também gostaria de fazer cinema. Nunca fiz.

BDM: E suas experiências com teatro?

SS: Já fiz teatro mais para o público infanto-juvenil. Fiz a peça “Endependência”. É com E mesmo. É a história de um grupo de jovens que queria sair de casa, ter independência, mas acaba conquistando uma liberdade dependendo de alguém ou de alguma coisa. A peça é do João Brandão. Fiz outra peça, “Beijo Roubado”, da Thalita Rebouças com direção de Márcio Trigo. Agora, eu quero fazer algo com conteúdo mais sério.

BDM: Fale um pouco do seu personagem Pedro, em Sete Pecados.

SS: Eu estou adorando. Ele tem um caráter meio duvidoso. Não é mau, mas tem comportamentos questionáveis.

BDM: Desde 2005, você tem feito uma novela a cada ano. É um ritmo bem intenso de trabalho, não?

SS: É bem puxado mesmo. Mas quanto mais, melhor. Eu estou começando a minha carreira e, para mim, isso é muito bom. No final das gravações da novela “Alma Gêmea”, eu conquistei o meu primeiro contrato na Rede Globo. O contrato vai até 2009/2010. É provável que no próximo ano eu faça outra novela.

BDM: Como é ficar famoso?

SS: Eu ainda não acredito na fama. Talvez, um dia, eu comece a acreditar que sou famoso. Mas hoje eu não acredito que seja. Acho que isso deve ser uma defesa. É uma boa forma de não parar de evoluir. Eu fico feliz quando sou reconhecido nas ruas. Às vezes, as pessoas ficam gritando. Já fui arranhado, levei uns beliscões, puxões de cabelo. Uma vez ouvi até proposta para tirar a virgindade. Mas eu levo na brincadeira.

BDM: Mas ouvir uma proposta para que você tire a virgindade de alguém não te constrange?

SS: Não, eu levo na brincadeira. Isso não pode ser levado a sério. Eu olho para a pessoa, dou risada e vou embora. Não tenho o que dizer.

BDM: Você ainda consegue ir a uma padaria sem ser reconhecido?

SS: Não. Para mim, andar é uma terapia. Mas vejo que antes eu conseguia fazer as minhas coisas na rua num curto espaço de tempo. Hoje eu tenho de reservar um tempo maior quando preciso fazer alguma coisa na rua. Mas eu acho o assédio algo perfeitamente normal.

BDM: O que você gosta de fazer nas horas vagas?

SS: Eu adoro ficar tranqüilo. Eu vou para o meu sítio, em Guaratiba (RJ). Agora, eu estou fazendo curso de Letras, na Estácio de Sá. Estou no primeiro período ainda. Queria voltar a estudar e estou adorando. O curso não é uma realidade tão distante do trabalho de ator. Eu optei por Literatura-Português. O estudo de literatura está me ajudando muito. Lendo os livros para a faculdade, eu consigo ter um outro olhar para os textos de teatro.

BDM: Você está namorando?

SS: Pela primeira vez eu estou solteiro. Estou curtindo o Sidney. Eu passei a maior parte da minha juventude namorando. Agora, quero ficar sozinho para conhecer meus reais valores. Quando eu estou com alguém, fico muito sensível às necessidades da pessoa. Já fiquei seis anos namorando uma mesma pessoa.

BDM: Você já jogou basquete profissional, é um homem bonito. Tem algum segredo para se manter em forma?

SS: Obrigado pelo elogio. Eu corro todos os dias e estava fazendo aulas de circo três vezes na semana, na Fundição Progresso, na Lapa (RJ). Mas agora, por causas das gravações, tenho ido menos. Mas quando dá, eu faço aulas de trapézio.