Solte a voz!

Estudos recentes de especialistas garantem que cantar faz bem à saúde. Não importa se você é um soprano, se tem uma voz melodiosa ou se é terrivelmente desafinado – muitos médicos atualmente recomendam a prática regular do canto. Entre alguns dos benefícios estudados, cantar proporcionaria harmonia psíquica e reforçaria o sistema imunológico.

A respiração abdominal, que prevalece quando se canta, serve como uma espécie de massagem para o intestino, além de fornecer ar adicional aos pulmões, impulsionar a circulação sanguínea e promover uma melhora da concentração e da memória. Cantar também seria um ótimo remédio para males como o estresse e a insônia, já que reforça a atividade dos nervos responsáveis pelo relaxamento do corpo.

Por meio da voz, o ser humano pode expressar seus sentimentos e, assim, se desfazer de más sensações. Adultos não deveriam criticar ou impedir crianças de cantar pelo fato de elas não saberem, pois, deste modo, as privam de sua capacidade de personificação e dos efeitos benéficos (físicos, psíquicos e emocionais) que o ato proporciona.

Notícia do Yahoo!