Tempo de brilhar > Combinação perfeita

Para que as pessoas não errem na hora de se vestir para eventos diurnos, a consultora recomenda manter as roupas mais básicas e ousar nos acessórios. “Uma bolsa estampada com um bordado de paetês fica lindo, ou, então, uma bolsa de material metalizado”, sugere. Uma opção que têm invadido as vitrines é a sapatilha de purpurina. Há opções de várias cores e modelos. “Fica um charme com uma calça capri social ou com short ou uma bermudinha clara”, sugere a personal stylist Heloísa Duarte. Ela indica ainda as pulseiras e braceletes dourados combinados com vestidinhos em tons pastel, ou bijuterias com pedras coloridas.

À noite, tudo liberado! Ou melhor, quase tudo. “Não dá para sair com um vestido bordado de cima a baixo com brincão, colar e sapatos com strass. Até dá, se você tem atitude e pode bancar um visual desses. Mas é aquela coisa, esse tipo de combinação está no limite da cafonice”, sentencia a consultora de moda Fabiana Alencar. “Um visual assim é coisa para artista”, diz Heloísa.

Se as celebridades podem usar e abusar do brilho sem medo de parecer over, para nós, reles mortais, o grande charme é saber combinar as peças muito chamativas com complementos mais básicos. Para se esbaldar numa discoteca, que tal uma calça jeans, regata básica branca e um bolerinho de paetês para fazer um charme? Para o look não ficar muito exagerado, escolha a sandália e bolsa mais discretas.

Direto do túnel do tempo

Na década de 70, a moda disco trazia para as pistas de danças tecidos brilhosos e uma ampla mistura de cores que dava, no mínimo, um visual divertido. Eram os tempos dos paetês, purpurinas, glitter. Um dos ícones da época é o lurex. O tecido, que andou por muitos anos sumido das vitrines, vem com força total nesta estação. “É uma excelente opção para usar durante o dia. Quando as peças têm tom claro, o brilho fica na medida e, se for escuro, é perfeito para eventos noturnos. Você fica iluminada sem exageros”, diz Heloísa.

Recomendações gerais

No verão, tudo o que você mais quer é se destacar, certo? Mas, para que você não fique com um visual chacrete, listamos cinco recomendações básicas, de acordo com as consultoras.

1. Aposte no dourado, principalmente nas bolsas, sapatos e bijus.

2. O brilho está liberado durante o dia, mas dê preferência às peças de cores claras. Mesmo assim, evite exageros.

3. A moda é a da mistura de peças básicas como o jeans e camiseta com o brilho. Invista numa regata de paetês para sair à noite em eventos informais.

4. O brilho vai te dar destaque. Se você está acima do peso ou com alguma gordurinha sobrando, evite colocar o brilho nessas partes. Destaque outras áreas como o colo, braços ou os pés.

5. Para não errar mesmo: pedrarias, mistura de estampas com brilhos só à noite, ok?