Tocado com caso viral de menino autista, Mion revela história que viveu com Romeo

por | jan 9, 2019 | Comportamento

Logo no começo de 2019, o apelo de uma usuária à Netflix para tentar ajudar o filho autista em suas crises viralizou na internet e comoveu milhares de brasileiros.

O relato da brasileira se espalhou tanto que acabou chegando a Marcos Mion, pai de Romeo, que também tem transtorno do espectro autista, que, ao se identificar com a história de Fernanda, contou uma experiência similar pelo qual passou com o filho.

Mion se emociona com história viral de mãe de garoto autista

História de Fernanda Torres e Miguel

A história que comoveu Mion e milhares de internautas foi o apelo de Fernanda para que a Netflix retomasse a distribuição do filme “Procurando Nemo” aqui no Brasil.

Em 1º de janeiro de 2019, o longa foi retirado do catálogo de filmes do serviço de streaming no país, fato que desencadeou crises no filho de Fernanda, Miguel, 6 anos, que é autista.

Pra quem queria compartilhar com o meu texto:Ouvi por aí que o Rodrigo, tem que virar um dos Vingadores 😍😂Esta sou…

Publicado por Fernanda Torres em Domingo, 6 de janeiro de 2019

As crises acontecem porque Miguel seguia o padrão de assistir ao filme no menu da Netflix, então, reproduzi-lo no YouTube ou outra plataforma não funcionava.

Com a retirada de “Procurando Nemo” do catálogo, seu padrão comportamental foi quebrado – o que para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode desencadear crises.

Conforme o relato de Fernanda se espalhou na internet, muita gente passou a buscar alternativas para tentar ajudar a família. Um deles foi Rodrigo Lima, que se ofereceu para gravar uma versão em DVD do filme com um menu interativo que simulasse o menu da própria Netflix.

Pra quem queria compartilhar com o meu texto:Ouvi por aí que o Rodrigo, tem que virar um dos Vingadores 😍😂Esta sou…

Publicado por Fernanda Torres em Domingo, 6 de janeiro de 2019

A ideia foi superaceita e, ao final, Miguel pode assistir ao filme que tanto gosta (e da forma como está acostumado) graças à ajuda de Rodrigo.

Mion revela experiência emocionante vivida com Romeo

Ao saber da história de Fernanda e da iniciativa de Rodrigo, Mion se sensibilizou e revelou uma experiência própria bastante similar que passou com Romeo.

Segundo o apresentador da Record, o filho gosta de dormir com uma baleia de pelúcia com características bem específicas. Entretanto, um dia o brinquedo de estimação de Romeo desapareceu na casa da família.

“Era impensável não ter aquela baleia. Quem é da comunidade autista sabe do nível de desespero que estou falando”, relatou Mion.

Para solucionar a perda da baleia, o pai decidiu sair de casa para comprar um bichinho de pelúcia novo para o filho. Porém, o prazo era curto.

“A loja onde vendia aquela baleia, tinha que ser aquela, com o exato símbolo, fechava em 40 minutos. O tempo normal até lá era de uma hora. Não tinha Waze ainda e eu não tinha opção. Tinha que conseguir.”

Em seu relato, Mion lembrou que, no momento de desespero, chegou até a se comportar no trânsito de maneira atípica para conseguir atingir seu objetivo.

“Dirigi como um insano irresponsável, coisa que odeio, mas nada poderia me impedir de tentar chegar naquela loja pelo meu filho. O desespero dele perceber na hora de dormir que a baleia não estava lá me fez correr mesmo sabendo que não chegaria.”

E o resultado, apesar da correria nas ruas, foi dar de cara com as portas da loja. “Pior ainda foi a cena: eu correndo até eles gritando com as grades já fechadas.”

Porém, da mesma forma que Fernanda encontrou alguém que se propôs a ajudá-la, Mion também teve a sua alma generosa. “Ali também encontrei um Rodrigo Lima que me entendeu e reabriu a loja para comprar a baleia pro meu filho autista.”

E justamente por esse motivo, o apresentador se emocionou com o gesto de Rodrigo Lima. Afinal, Mion havia passado por algo muito parecido.

“A atitude do Rodrigo Lima que ‘salvou a vida’ da Fernanda, e eu sei do que estou falando, não é exagero, e mostrou que existe sim compaixão e tolerância! Respeito e amor”, escreveu o apresentador.

Por fim, Mion não deixou de parabenizar Rodrigo. “Tentei te achar mas não consegui! Se se sentir à vontade de manifeste aqui nos comentários, pois tenho certeza que tem muita gente que quer te dar parabéns e agradecer!”

Autismo