Se você mora num grande centro urbano certamente sofre com os congestionamentos – hoje em dia sem hora marcada. Agora, vamos imaginar: não seria maravilhoso se esse número de carros fosse reduzido à metade? Como sonhar não custa nada e carona também não, pense que essa pode ser uma alternativa para poupar o desgaste físico, psicológico e ainda reduzir a quantidade de veículos na rua e a poluição.
A bióloga Maria Clara Sabóia enfrenta um trajeto longo e complicado da sua casa para o trabalho. A combinação diária distância e trânsito pesado foi decisiva para que Maria Clara tivésse um colapso nervoso. “Minha filha estava em casa com febre, eu cheia de pressa de chegar e simplesmente a fila de carros não andava. Aquilo foi me dando um desespero tão grande que comecei a chorar e a tremer. Tive uma crise nervosa e passei uma semana afastada do trabalho”, conta.
De volta à rotina, ainda se recuperando, Maria Clara começou a ir de carona com um colega. Na semana seguinte, foi a vez dela de ofercer a carona. “A partir daí, virou prática. Revezamos sempre, cada semana um vai de carro. Com isso, economizamos combustível, estresse e ainda colocamos menos carros nas ruas. Se mais pessoas fizessem isso teríamos um impacto positivo no trânsito”.
Nos EUA, desde a Segunda Guerra Mundial, a carona é incentivada para economizar combustível. Existem até empresas que apoiam a prática por meio de incentivos aos funcionários caroneiros, como vagas especiais no estacionamento e bônus salarial. A Noruega e o Canadá possuem a mesma política.
No Brasil, o movimento em prol da carona ganhou força e organização. Atualmente, existem comunidades exclusivas para caroneiros, e as caronas podem ser desde trajeto curtos, como para a faculade ou trabalho, até uma viagem pelo país. Importante também é ficar atenta às dicas dos portais especializados e as medidas de segurança. Carona é legal!
E você, costuma pegar ou dar carona?
Serviço:
Unicaronas – Para universitários (www.unicaronas.com.br)
Carona Brasil – (www.caronabrasil.com.br)
Caroneiros – ( www.caroneiros.com)