Vasectomia de MC Cabelinho aos 26 anos gera debate entre mulheres nas redes sociais

por | nov 18, 2022 | Comportamento

Pouco após ele e a atriz Bella Campos assumirem que estão em um relacionamento, o funkeiro MC Cabelinho surpreendeu o público ao revelar ter passado por uma vasectomia.

Ao anunciar a cirurgia, que é reversível, ele afirmou que ainda pretende ser pai, mas de forma planejada – e, nas redes sociais, o acontecimento reacendeu a discussão sobre a carga da prevenção à gravidez recair sempre sobre a mulher.

Vasectomia de MC Cabelinho gera discussão sobre contracepção

Usando seu perfil no Instagram, MC Cabelinho anunciou recentemente que passou por uma vasectomia reversível, cirurgia que interrompe a passagem de espermatozoides dos testículos para o pênis, impedindo a fecundação.

Por ser um procedimento geralmente feito por homens que já têm filhos, a decisão do funkeiro, que tem 26 anos, surpreendeu – mas ele deu uma explicou o motivo de ter optado pela cirurgia.

“Quero deixar bem claro que posso ser pai quando quiser e por isso optei por fazer a ‘vasectomia reversível’. Quando sentir que for a hora, vou operar de novo e fazer meu ‘little baby’, porém sei onde quero chegar, quero continuar focado no meu trabalho 100%”, escreveu ele usando a ferramenta Stories.

Nas redes, porém, os comentários foram além da surpresa com a decisão do funkeiro em uma idade incomum. Isso porque, recentemente, ele e a atriz Bella Campos, de Pantanal (Rede Globo), assumiram o namoro – e tudo isso levou a um debate sobre contracepção.

https://www.instagram.com/p/CkoqemPvM65/

Geralmente, a responsabilidade pela prevenção à gravidez recai sobre a mulher. Pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos (DIUs) e a maior parte dos métodos contraceptivos são destinados às mulheres, enquanto homens têm como opção, de forma geral, apenas a camisinha – algo que muitos ignoram.

Diante disso, no Twitter, algumas pessoas – especialmente mulheres – parabenizaram Cabelinho pela decisão, propondo que mais homens tomem controle sobre a situação em vez de se apoiarem na parceira para isso.

“Essa atitude da vasectomia do Cabelinho me deixou chocada, é raro homem se preocupar tanto com isso e tirar um pouco do peso de cima da mulher! Ainda mais famoso, real, amei a atitude e a explicação dele”, diz um tuíte que, logo, viralizou na rede.

https://www.instagram.com/p/CemesPkurap/

Houve também quem pontuasse que, apesar da cirurgia ser válida para prevenir gravidez, é fundamental que o MC continue usando camisinha para prevenir infecções sexualmente transmissíveis, lembrando que a operação não é passe livre para abandonar o preservativo.

Veja mais alguns comentários:

“’Ele só fez isso pra transar sem camisinha’, ok, a questão não é essa, é que NENHUM homem hoje em dia se preocupa com isso e deposita toda a responsabilidade de se prevenir NA MULHER. O mínimo, porém raro”, pontuou uma mulher.

Em resposta, muita gente concordou com o raciocínio. “Fiquei impressionada, nunca vi homem nenhum fazendo isso, ainda mais não tendo filhos. Por mais homens assim!”, escreveu uma internauta.

“Nossa, meu sonho um namorado assim… Por enquanto é só eu, mesmo. Tenho DIU, uso camisinha e ainda tenho pílula do dia seguinte na gaveta”, desabafou outra.

Shutterstock

Diante de comentários de homens sobre a cirurgia ser algo caro, muitas pessoas lembraram inclusive que, no Brasil, a vasectomia é oferecida gratuitamente pelo governo por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com duração de 15 a 20 minutos, a vasectomia é um procedimento considerado simples e, de acordo com informações do Ministério da Saúde, nem sequer necessita de internação. Como pré-requisito, o homem deve ter mais de 25 anos de idade ou, no mínimo, dois filhos.

É preciso lembrar, porém, que a vasectomia é, sim, um procedimento reversível, mas o SUS não oferece a cirurgia para desfazê-la.

Contracepção e saúde