Veja como ter um cachorro se você passa o dia inteiro no trabalho

por | jun 30, 2016 | Comportamento

Muita gente adora bichinhos de estimação, mas não fica muito em casa.  Será recomendável deixar um pet sozinho o dia inteiro? Ao escolher um pet, lembre-se sempre de analisar o seu tempo disponível para se dedicar a ele. Alguns demandam mais, outros menos atenção e, se a escolha for mal feita, você pode acabar com um problemão!

Leia também:
Aprenda a adestrar seu cachorro em 10 lições
Veja com quantos anos seu pet pode tomar banho
Dicas para escovar os dentes dos animais

Para resolver a questão, saiba, também, que existem algumas alternativas para quem não abre mão de ter uma companhia animal!

Ao escolher um pet, lembre-se sempre de considerar o seu tempo disponível, espaço e se o ambiente será adequado para ele. Se você não avaliar bem esses fatores antes, pode acabar tendo algumas dificuldades. Não adianta adotar ou comprar um enorme cão se você mora em um apartamento no último andar e fica fora o dia inteiro. Se fizer, você irá ter problemas!

Existem diferentes raças adequadas a quem mora em apartamento. Veja as dicas sobre cães que vivem bem em apartamentos e com pouco espaço.

Os cachorros precisam de atenção. Quem fica pouco em casa ou não tem com quem contar para ajudar nessa tarefa, deve realmente pensar bem antes de adotar ou adquirir um pet, pois o que era para ser uma parceria agradável pode virar uma grande dificuldade! 

Quando confinados em espaços pequenos, podem ficar estressados e entediados, tornando-se agressivos ou arredios. Cães filhotes que ficam na ausência do proprietário, para espantar o tédio.

Gatos são os pets favoritos das pessoas com menos tempo e espaço, pois os consideram independentes e acham que eles demandam menos cuidado do que cachorros. Na verdade, eles não são tão independentes assim. Pode ser uma boa opção se você não tem muito espaço e fica fora de casa por longos períodos ao longo do dia. Como os gatos dormem naturalmente durante boa parte do dia, podem nem sentir sua falta nessas horas. Mas eles gostam da companhia e também  por parte dos tutores, já que podem tender a ficar estressados e arredios com a presença humana ou de outros animais.

Uma recomendação bastante úti é, havendo espaço, adquirir dois animais. Dessa forma, um fará companhia ao outro. E nunca se esqueça de deixar brinquedinhos para que os seus pets, sejam gatos ou cachorros, possam se divertir durante sua ausência.

Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.