null: nullpx
autoconhecimento-Mulher

Você deveria fazer terapia? Entenda o que se pode conseguir através do tratamento

Publicado 25 Set 2017 – 06:00 AM EDT | Atualizado 15 Mar 2018 – 03:06 PM EDT
Reações
Compartilhar

Um recente estudo feito pela Universidade Kings College London mostrou que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) fortalece as conexões no cérebro de pessoas que sofrem com o sério problema de psicose, melhorando muito a recuperação a longo prazo.

Engana-se, entretanto, quem acha que terapia é só para quem já teve ou tem sérios problemas mentais. A prática ajuda o indivíduo a se conhecer melhor e pode dar um jeito até mesmos em características suas que você não gosta, como o excesso de timidez ou a dificuldade de falar sobre sentimentos.

O tempo de tratamento varia de indivíduo para indivíduo e será determinado de acordo com as necessidades expostas ao longo do processo. "Um fator determinante é o comprometimento do paciente tanto no consultório como fora dele. Algumas fobias específicas podem ser tratadas em até 8 sessões", explica a psicóloga Nataly Martinelli, da Solar PSI.

Benefícios de fazer terapia

Todo mundo pode fazer

Aquela velha - e preconceituosa - ideia que relacionava terapia a doenças mentais está cada vez mais em desuso. Terapia é, sobretudo, uma ferramenta para ajudá-lo a entender os sentimentos e pensamentos, assim como suas relações com acontecimentos passados. Por isso, qualquer pessoa que tenha interesse pode procurar ajuda de um especialistas.

"Qualquer pessoa que não se sinta feliz com sua vida atual ou que não consiga mudar um padrão pode pensar em terapia. Não é preciso esperar algo grave acontecer para procurar ajuda", esclarece Sol Moraes, terapeuta integrativa na You Can Coaching

Não tem contraindicações

Terapia independe de indicação médica, primeiramente por não possuir contraindicações e também por não utilizar medicamentos. Trata-se de um processo de autoconhecimento no qual o próprio paciente compreende e supera suas dificuldades.

"Nos casos em que o terapeuta achar necessário, encaminha o paciente às especialidades necessárias psiquiátricas e vice-versa", explica Moraes.

Atendimento humanizado

A terapia proporciona ao sujeito um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. Através dela, é possível trabalhar desde questões aparentemente simples, como a dificuldade de falar em público e timidez, até as mais complexas, como traições e problemas familiares, tudo sem julgamentos. Os terapeutas garantem a confidencialidade do que foi dito durante a sessão.

Autoconhecimento

Não raro, as pessoas buscam tratamento psicológico para encontrar soluções para ações e consequências. Entretanto, é importante entender que a terapia é um procedimento gradual em que não há certo ou errado.

O objeto é entender as emoções e corrigir o que for possível, e se for necessário.  "A intenção não é trazer as soluções, mas facilitar para que o próprio paciente as encontre" comenta a psicóloga Nataly Martinelli.

Saúde mental:

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse