Mesmo quem sempre amou a literatura e durante anos cultivou o hábito de carregar um livro na bolsa pode sofrer com uma espécie de culpa por não conseguir mais ler o quanto gostaria por pura falta de tempo. Mas algumas atitudes bastante simples podem facilitar o processo e trazer de volta o prazer da leitura.
Como ter mais tempo para ler livros
O primeiro passo é se livrar das “tentações” de lazer sedentário e priorizar o livro sempre. Ao escolher um livro, vá para um ambiente sem televisão e mantenha o celular distante para não ser interrompido por mensagens e distrações tolas que vão roubar seu tempo de leitura.
É importante ainda que o ambiente de leitura seja agradável e bem iluminado. Uma luz fraca pode te deixar sonolento e fazer com que você abandone o livro mais rápido do que gostaria. E se você passa muito tempo longe de casa, saiba que também é possível fazer boas adaptações para ler mais livros em todos os lugares.
Livros grandes e pesados podem ser desconfortáveis para serem transportados, mas baixar obras para tablets ou aparelhos específicos para leitura são boas alternativas para ter uma extensa biblioteca sempre à mão, sem transtornos.
A praticidade permite a leitura no ônibus, metrô ou mesmo quando está em filas de bancos, aeroportos ou restaurantes. A ideia é não limitar a presença dos livros apenas para dentro de casa. Audiolivros também são boas opções para absorver conhecimento durante caminhadas, no trânsito ou mesmo na substituição de músicas nas atividades físicas.
Trabalho e vida pessoal
- Desmotivação no trabalho: o que pode estar por trás e como reverter
- Como lidar com colega que leva todos os créditos pelo seu trabalho?
- Falta de foco: 38% dos profissionais gastam mais de 1h útil no WhatsApp