Se você mal consegue se controlar diante da irritação crescente que experimenta a ouvir alguém mastigando alto, cliques de caneta, tique-taque de relógio ou qualquer outro som cotidiano, saiba que pode sofrer de uma desordem chamada misofonia.
Por que alguns barulhinhos são tão irritantes?
Misofonia é uma desordem de processamento de som caracterizada pela experiência de emoções negativas, como raiva, ansiedade ou até raiva, em resposta aos sons gerados por outras pessoas. Mas por que isso acontece? Será que você precisa de tratamento? Um estudo divulgado pela publicação científica Cell foi atrás de respostas.
De acordo com a pesquisa, em uma pessoa que apresenta a desordem os sons que para elas são irritantes causam hiperatividade em uma região do cérebro chamada de córtex insular anterior, além de uma conectividade funcional anormal da área com as regiões medial frontal, mediana parietal e temporal.
A sensação de raiva ao ouvir um barulhinho específico, portanto, é involuntária e química, já que pôde ser observada através de exames de ressonância magnética. Os cientistas, porém, explicam que a misofonia não figura em nenhuma classificação neurológica ou psiquiátrica de distúrbios.
Os dados obtidos no trabalho científico não foram capazes de revelar se a misofonia é uma causa ou uma consequência da interceptação atípica dos sons e os próprios pesquisadores apontam que novos estudos são necessários para delinear a relação entre os dois processos.
Comportamento pessoal
- Você se irrita facilmente? Conheça 5 razões mais comuns que provocam isso
- Inveja ou preocupação? Como entender a real intenção por trás da crítica
- Como se organizar melhor: dicas para focar no que é importante