Uma cena comum em ruas e avenidas é ver motoristas passando com o carro de lado nas lombadas. Mas será que isso é certo? É fato que a prática pode até evitar que a parte de baixo do veículo seja danificada, mas, ao mesmo tempo, é capaz de acabar com a suspensão do automóvel.
“Quando você passa na lombada de lado, força excessivamente a suspensão do carro, que foi feita para andar em linha reta”, diz a mecânica Mariane Abramosky. Ela explica que a ideia surgiu de pessoas que tinham carros rebaixados e, com o tempo, foi ganhando mais adeptos a cada dia.
Se, por um lado, a prática evita que a parte de baixo do veículo seja afetada, por outro, causa danos sérios na estrutura. “Diversas peças acabam sendo forçadas, como a barra estabilizadora, os amortecedores e os rolamentos”, explica. Os danos podem ser ainda piores em carros com a direção hidráulica. “O desgaste das peças é mais intenso e desnecessário”, diz a mecânica.
Quem passa de lado pelas valetas tende a detonar a suspensão do carro da mesma maneira. “O sistema de amortecimento é feito para passar por buracos, lombadas e valetas e, portanto, não é preciso ir de lado”, ressalta Mariane.
Junto com o desgaste das peças vêm, é claro, os prejuízos – que não são pequenos. “Para consertar o sistema afetado, vai ser preciso desembolsar um grande valor”, diz a mecânica.

O jeito certo de passar por obstáculos
Agora que você já sabe o tamanho do prejuízo que a simples prática pode causar, descubra qual é o jeito certo de passar de lado por lombadas e valetas:
- Ao se aproximar de um obstáculo como esses, diminua a velocidade do carro consideravelmente e reduza a marcha;
- Deixe o carro completamente reto e bem alinhado;
- Passe pelo obstáculo lentamente;
- Comece a acelerar apenas depois de sair da lombada ou valeta.
