A empresária, filantropa e ativista Madame C.J. Walker foi a escolhida da vez para a campanha “Inspiring Women” (“Mulheres Inspiradoras”, em inglês) da Barbie Signature. Figura histórica como a primeira mulher a ser documentada como milionária nos Estados Unidos, Walker foi transformada em boneca pela Mattel, empresa responsável pela Barbie, e teve sua história celebrada nessa coleção inspiradora.
Barbie cria boneca de Madame C.J. Walker
A Barbie criou uma boneca inspirada na Madame C.J. Walker, que já está a venda na loja oficial da Mattel. A boneca foi concebida pela designer Carlyle Nuera, responsável por outras peças da coleção Barbie Signature de mulheres históricas.
Pensando nos traços e feições da ativista, a boneca teve seu rosto e corpo projetados de forma a captar a figura de Walker de forma mais realista. Segundo a designer, ela queria “capturar Walker em um período de sua vida onde ela vendia o ‘Maravilhoso Crescimento Capilar’, em convenções públicas e demonstrações particulares, o verdadeiro espírito de faça-você-mesma”.
As cores da roupa da boneca e até os detalhes nos sapatos destacam as favoritas de C.J. Walker, roxo e azul. Como muitos dos registros de sua época são em preto e branco, não seria possível captar as escolhas de moda da empresária. Porém, a Barbie investiu nessa escolha para transmitir a essência da ativista. “As cores favoritas de Walker incluíam roxos e turquesas ricos, então é isso que coloquei para a boneca vestir”, explicou a designer.
Na caixa da boneca, a Barbie conta uma breve biografia da ativista: “Batizada Sarah Breedlove, a madame C.J. Walker nasceu em 1867 em uma plantação de algodão em Delta, Luisiana. Dotada de um instinto para os negócios aguçado e uma determinação inabalável, a Madam C.J. Walker viria a tornar-se uma pioneira nos cuidados modernos para os cabelos dos negros, uma empreendedora bem-sucedida e a primeira mulher milionária por conta própria documentada nos EUA”.
A coleção continua investindo em figuras inspiradoras do universo feminino, não só para homenagear mulheres históricas, mas também para empoderar meninas e mulheres pela representatividade. Antes de Madame C.J. Walker, a coleção da Barbie já retratou Maya Angelou, Frida Kahlo e muitas outras.
A boneca está a venda no site da Mattel por 35 dólares (cerca de R$ 179). Porém, segundo informações do site, a edição já está esgotada.