Bruna Tavares hoje tem presença nacional e internacional no universo da maquiagem; conheça mais sobre a história da comunicadora que aprendeu a empreender
Personalidade marcante quando o assunto é produtos de beleza, Bruna Tavares, aos 38 anos, nem sempre se reconheceu como empreendedora.
A paulista se formou em jornalismo e, há alguns anos, até chegou a ter um blog para falar sobre temas femininos. Isso porque ela sempre teve dentro de si uma verdadeira paixão pelo universo da maquiagem – sentimento, esse, que hoje a coloca como CEO de uma maiores marcas do Brasil com presença também internacional.
Ao Mulher, a empresária revelou o conselho que guiou sua trajetória – e que pode iluminar os passos de mais mulheres que sonham em ter o próprio negócio. Abaixo, conheça mais sobre Bruna Tavares e o seu império.
Quem é Bruna Tavares? Blogueira ousou no início da carreira

“Pausa para Feminices” foi o primeiro blog de Bruna Tavares. Criado em 2009, ele tinha o objetivo de armazenar o portfólio de moda e beleza da jornalista recém-formada.
Na época, a expressão do conteúdo foi tão grande, que, dois anos depois, a comunicadora se tornou uma das 13 mulheres já atuantes no nicho a receber um surpreendente convite da Tracta para lançar o próprio batom. Nascia, então, em parceria com a marca nacional, a primeira coleção de maquiagem assinada por blogueiras.
A aposta da cor do batom de Bruna foi considerada “ousada” na época: salmão. Embora hoje seja algo comum de encontrar, o tom era visto na época como uma fórmula arriscada por outras marcas, visto que a moda estava em tons mais pigmentados e chamativos. “A inspiração do veio do mar, do salmão”, já chegou a relembrar Bruna para os seguidores.

Contudo, o que poucos sabem é que, mesmo casada, com uma filha pequena e precisando de dinheiro na época, a jornalista escolheu não receber pela comissão das vendas do seu lote de 2.000 batons. Na verdade, ela preferiu que o valor fosse investido na fabricação de mais dos itens que levavam seu nome.
Rumo à construção da sua carreira, Bruna nunca deixou de publicar vídeos próprios com tutoriais e resenhas de produtos de beleza no YouTube.
Além disso, mesmo em parceria com a Tracta – consolidada com uma linha de maquiagem completa que teve o nome da comunicadora, em 2012 -, ela levava consigo o nome do seu blog.

Dessa forma, em pouco tempo, o “Pausa para Feminices” se tornou um dos mais respeitados e acessados por quem se interessava por maquiagem – durando até 2021, quando Bruna decidiu encerrar o ciclo de postagens.
História e marcos do império BT

O lançamento oficial da própria marca de maquiagem, a Linha Bruna Tavares, aconteceu em 2016, quando a filha da comunicadora, Sabrina, tinha apenas 10 anos.
A badalada estreia no mercado contou com a imprensa em massa e até com o depoimento de amigas blogueiras que apoiavam a ideia de empreender, como a influenciadora Camila Coelho.

Cerca de 4 anos depois, em 2020, a Linha Bruna Tavares foi destaque nas mídias por ser a primeira marca nacional a lançar uma base com 30 tonalidades diferentes, divididas em 5 categorias. Isso não só mostrou a importância que empreendedora dá à diversidade, mas ainda a fez alcançar uma entrevista para a Forbes Brasil.

Em 2024, por exemplo, ela foi eleita pelo comitê da Bloomberg como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pelo terceiro ano consecutivo.
Atualmente, após diversas campanhas nacionais e internacionais, Bruna já conquistou muitos prêmios e a marca de 500 mil produtos vendidos mensalmente.
Para a Bruna, o segredo do sucesso não está só na persistência, mas na gratidão de alcançar também os mínimos passos. Apesar de “simples”, o conselho reforça, essencialmente, a crença em sua capacidade.
“Acredite nas suas ideias e celebre cada pequena vitória. Trace suas metas de curto, médio e longo prazo, e entenda o caminho da sua jornada rumo ao topo que você sempre sonhou”, diz Bruna Tavares.