Maisa Silva, que acaba de completar 15 anos, se viu no meio de uma polêmica após uma participação no “Programa Silvio Santos”, no domingo, dia 18 de junho. Na ocasião, a internet repercutiu as respostas da apresentadora e atriz após ser pressionada a interagir de forma desnecessária com o apresentador Dudu Camargo, que está com 19 anos.
Silvio Santos, em várias oportunidades, forçou uma aproximação amorosa entre os dois jovens, mas Maisa respondeu de forma direta e contundente: “Se for pra isso eu posso ir embora, né. Não tô aqui para arrumar namorado”.
Visivelmente incomodada com os comentários de Silvio e de Dudu, Maisa deixou bem claro que não estava gostando da situação e que não tinha o menor interesse no apresentador. “Não é meu tipo, não posso fazer nada. Ele fala esquisito, ninguém é desse jeito”, comentou.
https://www.instagram.com/p/BVfYU4Njn-3/
Como se já não fosse grave o bastante forçar uma menina menor de idade (ou em qualquer idade!), em rede nacional, ter um comportamento que ela não aceita, nos dias seguintes ao episódio, Maisa chegou a ser chamada de “mimada” e “mal educada” até por personalidades públicas.
A adolescente, então, foi às redes sociais e colocou fim à discussão com um texto forte, empoderador, que sinaliza mudanças na vida de todas as mulheres, especialmente profissionais ligadas ao entretenimento e jovens, adolescentes e meninas do Brasil.
Texto de Maisa Silva
https://www.instagram.com/p/BU7Q-8ZjwCm/
Em texto publicado em seu Facebook para encerrar a polêmica, Maisa faz questão de salientar que o episódio que viveu é comum na vida de toda mulher que “não tem voz e precisa lutar com situações constrangedoras e brincadeirinhas todos os dias”.
Reforça que as mais jovens, meninas com apenas 15 anos como ela, causam espanto por mostrarem opinião, desejos e por expressarem seus limites. Além disso, expõe a realidade de artistas, apresentadoras e mulheres do entretenimento que precisam “aceitar tudo em nome do entretenimento”.
https://www.instagram.com/p/BSPF8NeDBrN/
Leia o relato na íntegra:
“Tô começando esse texto dizendo que eu não estou fazendo isso por que estou me sentindo pressionada, ou como se eu devesse explicações, e etc. Estou fazendo pelas pessoas que têm carinho comigo e se preocupam com meu bem estar.
Minha apresentação no Programa Silvio Santos, do último domingo (18), está sendo motivo de questionamento e ataques nas redes sociais.
Isso é comum, pois vivemos em uma sociedade onde a mulher muitas vezes não tem voz e precisa lutar com situações constrangedoras e brincadeirinhas todos os dias.
Quando uma menina de 15 anos não aceita qualquer brincadeira ou comentário, e se posiciona, causa espanto. E muita gente se sente no lugar de tentar repreender tal atitude como se me conhecessem, ou se fossem meus pais.
Infelizmente as pessoas não conhecem os bastidores. Muito menos minha relação com o Silvio, e com outros colegas de trabalho.
Com certeza, uma parcela dos telespectadores, gostariam que eu aceitasse tudo o que aconteceu no programa, como dançar com um rapaz mais velho (mesmo eu NÃO querendo), ou beijá-lo.
Estamos aqui para trazer reflexão: até quando as mulheres vão viver precisando aceitar tudo? Não, é não!
Recebi muitas mensagens de apoio, pelo posicionamento e por não aceitar tudo em nome do entretenimento. Eu sou uma adolescente de 15 anos como qualquer outra, me posiciono com as causas necessárias, falo o que penso, sempre mantenho minha educação, tenho o direito de liberdade de expressão, de gostar ou não gostar, e nunca precisei ficar criticando as pessoas nas redes sociais para me sentir melhor.
Agradeço o apoio e compreensão do nosso público, espero que vocês tenham uma ótima noite, muita paz, respeito e menos ódio né???
Eu faço o que amo, pras pessoas que eu amo! Não vou mudar o meu jeito para agradar a ninguém… espero que vocês sempre sejam quem vocês são ❤
Um beijo!
Maisa”
https://www.facebook.com/Maisa/photos/a.255195494678199.1073741828.254805431383872/709522862578791/?type=3&theater
Mulheres contra o machismo no entretenimento
O texto de Maisa vai de encontro a uma série de acontecimentos recentes, que mobilizaram a opinião pública e com o apoio de famosas. O principal deles foi a criação do movimento #MexeuComUmaMexeuComTodas, que surgiu dentro da Globo após uma denúncia de assédio contra o ator José Mayer.
Uma figurinista que trabalha na Globo acusou o ator de assédio. Atrizes do alto escalão da emissora, diretoras de TV e funcionárias se uniram, pedindo a punição, para não deixar o fato “abafar”. Com isso, elas demonstraram que o assédio no universo do show biz é mais comum do que as pessoas imaginam e que não estão mais dispostas, como diz Maisa, a aceitar tudo pelo entretenimento.
No entanto, essa não é a primeira vez que mulheres do mundo todo, artistas revelaram episódios de machismo para não deixar que eles se repitam. Até ícones do cinema como Maria Schneider e Judy Garland já estiveram na mira da violência contra a mulher.
Lívia Andrade foi ao Twitter defender Maisa Silva e elogiou a postura da adolescente. Klara Castanho, atualmente com 16 anos e que também cresceu aos olhos do público, também foi ao Twitter defender a colega de profissão, mesmo sendo de uma emissora concorrente.
Maisa mostrando que pra ser artista não é preciso fazer média com todo mundo, mentir para o público isso sim é feio! Sinceridade merece 👏👏👏 https://t.co/7HrXXUrBHX
— Lívia Andrade 🦉 (@liviaandradezn) June 19, 2017
A maior parte da sociedade não está pronta para a sinceridade, se contenta com a superficialidade. GirlPower
— Klara (@KlaraCastanho) June 19, 2017
Relembre acusação de assédio contra José Mayer:
- Acusação de assédio contra José Mayer: Globo diz que apurou
- Globo aprova protesto contra assédio sexual após funcionária denunciar José Mayer
- Leticia Sabatella diz também ter sofrido assédio de José Mayer