Simone Biles é uma ginasta norte-americana reconhecida mundialmente por suas diversas conquistas importantes no esporte, como as quatro medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016. O feito fez com que ela conquistasse a admiração de pessoas no mundo inteiro por seu talento e performance irretocável.
Recentemente, a atleta mais uma vez mostrou sua força no cenário esportivo, mas por conta de um episódio triste e absurdo, que precisa acabar: em uma rede social, ela revelou que foi abusada sexualmente por um membro da equipe técnica da seleção de ginástica dos Estados Unidos. Saiba mais:
Relato de abuso de Simone Biles
Em seu Instagram, Simone compartilhou um texto forte relatando a agressão sexual que sofreu por Larry Nassar, médico da equipe de ginástica artística dos Estados Unidos. Em sua publicação, a atleta levanta questões importantes como a culpabilização da vítima diante dos casos de agressão.
“Por muitas vezes me questionei. Eu estava sendo muito ingênua? Foi minha culpa? Agora eu sei responder a estas perguntas. Não, não foi minha culpa”, diz.
Além de relatar os traumas com os quais ainda convive e trabalha internamente para lidar, como o fato de treinar para os próximos Jogos Olímpicos no mesmo local onde foi abusada, o desabafo da ginasta também passa uma mensagem acolhedora que encoraja outras vítimas de abuso a não se calarem diante da violência e a não se oprimirem e desistirem de seus sonhos.
“Eu prometi a mim mesma que a minha história seria muito maior que isso e prometo a todos vocês que eu nunca desistirei. Amo muito este esporte e nunca fui de desistir. Eu não vou deixar um homem e os outros que permitiram roubarem o meu amor e o meu prazer”, afirma.
Casos de abuso sexual no esporte
Simone disse que é apenas uma das sobreviventes que sofreram nas mãos de Larry Nassar. Atualmente preso, ele foi condenado em dezembro de 2017 a 60 anos de prisão por pornografia infantil, é acusado de ter molestado mais de 100 garotas e confessou ter abusado de dez atletas durante a ocupação do cargo na Federação de Ginástica do Estados Unidos.
Dentre as vítimas do médico estão outras ginastas campeãs mundiais como McKayla Maroney, Aly Raisman e Gabby Douglas. Ao final do julgamento, que ainda está em andamento, se for declarado como culpado, o agressor pode ser condenado à prisão perpétua.
Leia o texto de Simone Biles na íntegra:
https://www.instagram.com/p/Bd_C55cHWUQ/
Violência contra a mulher
- Texto corajoso de vítima de um namoro abusivo deve ser lido por todas
- Cena de Gael e Clara expõe crime perverso e doloroso para a própria vítima
- Em relato duro, Bella Thorne emociona com revelação de abusos sexuais