Na última terça-feira (24), o Parlamento da Escócia aprovou com unanimidade o Projeto de Lei que fornece acesso gratuito a produtos menstruais, como absorventes higiênicos e internos. O país é o primeiro no mundo a adotar esta medida. Saiba mais:
Escócia fornecerá itens menstruais gratuitamente
O Projeto de Lei foi apresentado pela deputada Monica Lennon e aprovado por unanimidade no Parlamento. A notícia foi anunciada no perfil oficial do Parlamento Escocês no Twitter e celebrada pela primeira-ministra do país, Nicola Sturgeon, também na rede social.
“Orgulhosa em votar por esta legislação inovadora, tornando a Escócia o primeiro país do mundo a fornecer produtos menstruais gratuitos para todos que precisam deles. Uma política importante para mulheres e meninas”, afirmou a primeira-ministra.
Proud to vote for this groundbreaking legislation, making Scotland the first country in the world to provide free period products for all who need them. An important policy for women and girls. Well done to @MonicaLennon7 @ClydesdAileen and all who worked to make it happen https://t.co/4lckZ4ZYIY
— Nicola Sturgeon (@NicolaSturgeon) November 24, 2020
De acordo com o documento sobre o Projeto de Lei, publicado no site oficial do Parlamento Escocês, o objetivo desta medida é combater a precariedade menstrual, que acontece quando as mulheres enfrentam dificuldades para comprar ou ter acesso aos itens de higiene para o período.
Para a deputada Monica Lennon, estes produtos são itens de necessidade básica, e o acesso a eles é importante para a dignidade dessas mulheres.
“Um dia de orgulho para a Escócia e um sinal para o mundo de que o acesso universal gratuito aos produtos menstruais pode ser alcançado”, afirmou a deputada em seu perfil no Twitter.
Thank you to everyone who has campaigned for period dignity and to my MSP colleagues for backing the Bill tonight.
A proud day for Scotland and a signal to the world that free universal access to period products can be achieved. #freeperiodproducts 🏴 https://t.co/NC3e97jPuQ
— Monica Lennon MSP (@MonicaLennon7) November 24, 2020
Com esta medida, o governo escocês deverá estabelecer um esquema em todo o país para permitir que qualquer pessoa que precise de produtos menstruais os obtenha gratuitamente.
De acordo com a agência Reuters, a Escócia já disponibilizava produtos menstruais gratuitamente em escolas, faculdades e universidades desde 2018, e agora o governo terá o poder de exigir que outros órgãos públicos também forneçam estes itens gratuitamente à população.