null: nullpx
mulher empoderada-Mulher

"Antes só precisava ser magra, agora precisa ser jovem para sempre": atriz faz provocação

Por meio de postagem libertadora no Instagram, a atriz abriu uma conversa muito necessária sobre como idade e padrões de beleza são vistos em nossa sociedade.
Publicado 20 Mai 2022 – 03:06 PM EDT | Atualizado 20 Mai 2022 – 03:06 PM EDT
Reações
Compartilhar

Próxima ao seu aniversário de 42 anos, celebrado em 26 de maio, a atriz Mariana Xavier usou seu perfil no Instagram para refletir sobre padrões de beleza e as cobranças machistas que várias mulheres vivenciam no dia a dia, em nossa sociedade. O relato inspirador de Mariana tocou muitas seguidoras, que se identificaram com suas palavras e também compartilharam experiências.

Mariana Xavier reflete sobre pressões sociais

Mariana Xavier começou sua reflexão no Instagram falando sobre uma conversa que teve num grupo de amigas, em uma situação que muitas mulheres certamente poderiam se imaginar.

"Hoje mesmo, num grupo de amigas amadas, estava rolando papo sobre botox, e eu me lembrei de vários outros papos assim, em várias outras situações, com várias outras pessoas, quase sempre mulheres".

"Acho engraçado quando dizem que 'botox é prevenção'. Sempre me pergunto: prevenção do quê? Que mal terrível é esse do qual eu deveria tentar me prevenir à base de agulhadas? As provas da passagem do tempo pelo meu rosto?", questionou a atriz.

Acompanhada de um retrato em preto e branco na foto da publicação, feito por Ale Ruaro, a atriz continuou, questionando como suas seguidoras lidam com a chegada dos anos. "Envelhecer não me assusta. Só sou o que sou porque vivi tudo que vivi. Ao invés de tentar parar o tempo, eu escolho a cada dia buscar mais sentido pro meu", declarou.

A reflexão também foi para o lado dos padrões de beleza, como "peso e rosto idealizados" pela sociedade. "Ser mulher nesse mundo não é brincadeira. Antes a gente só precisava ser magra, agora a gente também precisa ser jovem. Pra sempre", indagou Mariana, agradecendo por ter "se livrado" dessas duas cobranças.

Confira a postagem feita por Mariana na íntegra.

Mulheres se identificam com relato de Mariana Xavier

Várias internautas agradeceram as palavras de Mariana Xavier e fizeram suas próprias reflexões nos comentários.

"Já estou desapegada do corpinho de 20 anos, desapegada de idades", disse uma seguidora. "Tenho 48 anos e derrubei minha última corrente: estou em transição para o grisalho. Chega de me submeter às determinações externas", revelou outra. "Melhor usar o dinheiro do botox em viagens. Quando chegar aos 80, 90, 100, quero lembrar do que vivi, e não de quanto tempo consegui segurar as rugas", motivou outra.

Algumas famosas também aproveitaram a publicação para deixar seus relatos pessoais. A atriz Lyv Ziese foi uma delas. "Dos 29 pros 30 foi um pesadelo pra mim. Mas era mais por achar que eu já deveria estar num lugar na minha vida que eu não estava. Quando entendi que aquilo era uma paranoia colocada lá por uma sociedade enraizada. Mas a sensação era de querer viver tudo antes dos 30".

A jornalista Sandra Annenberg também compartilhou da reflexão de Mariana. "Lido igualzinha a você. Quero ver como serei daqui pra frente. Me conheci criança, adolescente, adulta jovem, adulta menos jovem… sei de todos os rostos que tive. Construí minha história. Qual rosto terei? Quero saber", refletiu.

Mulheres empoderadas

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse