Marta, que já foi eleita a melhor jogadora de futebol do mundo, ultrapassou os campos de futebol e ganhou um importantíssimo papel na defesa de meninas e mulheres.
A craque acaba de ser escolhida como Embaixadora da Boa Vontade para mulheres e meninas no esporte pela ONU.
No papel, a renomada jogadora irá trabalhar para estimular a autoestima, liderança e desafiar as normas socioculturais e estereótipos de gênero muito comuns dentro de sua profissão.
Marta na ONU
A diretora-executiva da ONU Mulheres, Phumzile Mlambo-Ngcuka disse durante o evento que a nomeação da jogadora é um passo importante para a igualdade entre homens e mulheres. “O esporte é uma linguagem universal — nos inspira e nos une, pois amplia nossos limites. Estamos ansiosas para trabalhar de perto com Marta para trazer o poder transformador do esporte para mais mulheres e meninas, e para construir rapidamente a igualdade. Tenho o prazer de recebê-la na família da ONU Mulheres”, completou.
A jogadora disse que se sente honrada com a nomeação e se mostrou comprometida com o objetivo de trazer oportunidades iguais entre homens e mulheres, inclusive no esporte.
“Em todo o mundo, hoje, as mulheres estão demonstrando que podem ter sucesso em papéis e posições anteriormente mantidas para os homens. A participação das mulheres no esporte e na atividade física não é exceção”, declarou.
Marta é uma das melhores jogadoras do Brasil com números que impressionam. Na Copa do Mundo de 2015, ela chegou a marcar 15 gols e tornou-se a maior pontuadora de todos os tempos do torneio.
Ela foi eleita Jogadora do Ano da FIFA por cinco vezes consecutivas entre 2006 e 2010, ela foi, inclusive, nomeada como uma das seis embaixadoras da Copa do Mundo Feminina de 2014, realizada no Brasil.
Empoderamento feminino
- O que é empoderamento? Quais são os verdadeiros valores por trás dessa palavra?
- Girl Power: filmes que ajudam no empoderamento das mulheres
- Modelo de 18 anos faz história em desfile e manda recado para “caçadores de sonhos”