Há algum tempo a Mattel, que existe há cerca de 77 anos, tem buscado homenagear mulheres importantes para a história do mundo atual ao transformá-las em réplicas das clássicas bonecas Barbie.
Para o Dia Internacional das Mulheres, a linha celebrará 12 ícones femininos, de roteiristas à maquiadoras, com o mesmo objetivo de empoderar meninas e motivá-las a pensarem em um futuro melhor. As vendas estarão disponíveis em breve.
Uma das escolhidas é Doani Emanuela Bertan, docente brasileira. Veja a seguir.
Homenagem às mulheres da Mattel
Além das Barbies que já foram criadas baseadas em profissões cotidianas, demonstrando que mulheres são mais do que o padrão social impõe que sejam, a referência agora vai além.
Ela foca em mulheres reais que estão em posições de poder em diversos países. Assim, além de inspirar, propaga a mensagem de que mulheres podem se estabelecer profissionalmente da forma que bem entenderem.
“Uma Barbie se dedica a construir a confiança e reforçar o potencial ilimitado das meninas em todos os lugares”, anunciou a Mattel.
Abaixo, as mulheres escolhidas para a campanha:
– Melissa Sariffodeen (Canadá) – CEO e co-fundadora do “Canada Learning Code” e “Ladies Learning Code”;
– Adriana Azuara (México) – Fundadora da “All4Spas”;
– Doani Emanuela Bertain (Brasil) – Professora e fundadora da “Sala 8”;
– Jane Martino (Austrália) – Presidente e co-fundadora da “Smiling Mind”;
– Shonda Rhimes (Estados Unidos) – Roteirista e fundadora da “American Television Production Company Shondaland”;
– Ari Horie (Estados Unidos/Japão) – Fundadora e CEO da “Women’s Startup Lab” e “Women’s Startup Lab Impact Foundation”;
– Pat McGrath (Reino Unido) – Maquiadora e fundador” do “Pat McGrath Labs”;
– Lan Yu (China) – Estilista de moda;
– Butet Manurung (Indonésia) – Fundadora e diretora da “SOKOLA”;
– Sonia Peronaci (Itália) – Gastrônoma e fundadora do site de comida italiana, “GialloZafferano”;
– Tijen Onaran (Alemanha) – CEO e fundadora da “Global Digital Women” e co-fundadora da “ACI Diversity Consulting”;
– Lena Mahfouf (França) – Criadora digital, cinegrafista e autora de “Always More”.
Professora brasileira que virou Barbie
Nascida em Campinas, interior do estado de São Paulo, Doani é bilíngue em português e língua brasileira de sinais pela rede estadual de educação.
Ela foi a pioneira na ideia de fazer vídeos com o intuito de ajudar seus alunos surdos e com déficit de atenção, além de ampliar o alcance dos conteúdos e o acesso à informação, que é um direito de todos.
Atualmente, Doani tem mais de 14 mil inscritos em seu canal no Youtube, “Sala8”, e ensina matemática, português, geografia e ciências nos dois idiomas: português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais.
A linguagem é destinada ao público infantil e, sobre as edições dos vídeos, a pedagoga já afirmou que conta com a ajuda do marido para finalizá-las.
Em 2020, Doani foi nomeada como uma das dez melhores professoras do mundo pelo prêmio “Global Teacher Prize”, marcando sua influência feminina no mundo moderno – até mesmo o característico laço na cabeça usado por ela estará presente em sua Barbie.