O programa futebolístico “Os Donos da Bola”, exibido pela TV Goiânia, emissora afiliada da Rede Bandeirantes, causou revolta nas redes sociais. É que durante a edição que foi ao ar no dia 21 de fevereiro de 2018, a atração exibiu um quadro com a jovem Karol Barbosa, eleita Musa do clube Goiás, em que ela foi submetida a uma série de perguntas com teor sexual e de duplo sentido.
Constrangimento de torcedora do Goiás ao vivo
Proferidas pelo apresentador Beto Brasil, as questões incluíam frases como: “Se o seu nutricionista mandar você chupar uma laranja porque faz muito bem para a saúde, você chuparia um saco por dia?” e “em um clássico contra o Vila, se o juiz põe pra fora, você mete a boca?”.
Visivelmente constrangida, a torcedora deu risadas com ar de nervosismo em alguns momentos e ainda tentou se esquivar das perguntas ao vivo. Porém, incomodada com a situação, ela chegou a dizer que uma das frases “não ficou muito boa”. Veja um trecho do quadro:
Rapidamente após a transmissão do quadro, muitos telespectadores e internautas manifestaram indignação contra o programa, condenando a postura sexista dos envolvidos no caso. Até mesmo o time representado pela moça se expressou contra ocorrido e emitiu uma nota pública de repúdio.
“ O Goiás Esporte Clube se sentiu ultrajado com a maneira desrespeitosa e constrangedora com que a senhorita Karol Barbosa, eleita recentemente Musa Esmeraldina 2018, foi tratada no programa ‘Os Donos da Bola’, da TV Goiânia, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão, nesta quarta-feira, 21.
É, no mínimo, inquietante que um veículo de comunicação, que deveria contribuir com o crescimento cultural da sociedade, difunda pensamentos tão retrógados, que remetem a mulher como objeto, um típico comportamento preconceituoso, antiquado e degradante.
O clube esmeraldino se posiciona totalmente contrário à atitude absurda do programa ‘Os Donos da Bola’ e reitera seu comportamento em busca de respeito ao ser humano, independente do gênero”, diz o comunicado.
Além de reprovar veemente o acontecido, o clube ainda afirmou que pretende “tomar todas as medidas cabíveis visando a devida apuração dos fatos”, através de seu departamento jurídico, e ressaltou que esteve presente no 1º Seminário de Mulheres Esmeraldinas, para discutir sobre a importância da participação feminina no futebol.
Nota de repúdio ao programa Os Donos da Bola, da TV Goiânia, afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão: https://t.co/iA9eAySvU7#GoiásEC pic.twitter.com/R8rxTEe7f1
— Goiás Esporte Clube (@goiasoficial) February 22, 2018
Programa da TV Goiânia é tirado do ar
No dia seguinte ao ocorrido, a equipe responsável pelo programa tentou se justificar ao vivo, se desculpando pela situação “mal interpretada”. O diretor da atração, Leandro Vieira, se pronunciou ao lado do apresentador, dizendo que “as perguntas com duplo sentido foram feitas para que todos parassem um momento e pensassem a respeito do que várias mulheres sofrem todos os dias”.
Diante de toda a repercussão negativa, porém, a TV Goiânia acabou fazendo um pedido formal de desculpas pelas redes sociais logo em seguida e anunciou que decidiu retirar o programa do ar. No texto, a emissora reconhece que “excedeu o tom” durante a atração e diz que não teve “a intenção de discriminar alguém, muito menos as mulheres”.
“ Olá! A TV Goiânia Band vem esclarecer que o quadro ‘Desafio das Musas’ exibido esporadicamente no programa esportivo estadual ‘Os Donos da Bola’ tem pitadas de humor. Entretanto, reconhecemos que a abordagem feita no dia 21 de fevereiro de 2018 excedeu o tom. Em nenhum momento a intenção da emissora foi discriminar alguém, muito menos as mulheres, sejam elas torcedoras do Goiás ou de qualquer outro time.
Pedimos desculpas por constrangimentos causados e como prova de que não compactuamos de forma alguma com o conteúdo veiculado, nem qualquer tipo de discriminação, a emissora decide desde já pela retirada do programa do ar. Estamos à disposição!”, diz o comunicado.
https://www.facebook.com/tvgoianiaband/posts/1581833895205744
Procurada pela reportagem do VIX, a emissora não informou se pretende manter a atração fora do ar em definitivo ou apenas temporariamente. Também não esclareceu se algum integrante da equipe do programa será punido administrativamente ou desligado da empresa.
Caso não foi o primeiro
Vale dizer que, após a divulgação do caso envolvendo a torcedora do Goiás, alguns internautas lembraram que esta não foi a primeira vez que o programa constrangeu uma convidada ao vivo. No mesmo quadro, a musa do Vila Nova, Karol Rodrigues, também foi alvo de perguntas de cunho erótico ao ser entrevistada semanas antes.
Aderindo às manifestações de repúdio à atração, o clube também se pronunciou pelas redes sociais defendendo a torcedora. “Externamos aqui o nosso repúdio diante da situação insolente, não só em relação à nossa musa Karolina Rodrigues, mas também atinente a todas mulheres, vivenciada no programa ‘Os Donos da Bola’ de hoje. A nossa luta é pelo respeito, seja por quem for, e onde for”, declarou o time pelo Twitter.
Externamos aqui o nosso repúdio diante da situação insolente, não só em relação à nossa musa Karolina Rodrigues, mas também atinente a todas mulheres, vivenciada no programa Os Donos da Bola de hoje. A nossa luta é pelo respeito, seja por quem for, e onde for. #SóVermelho
— Vila Nova F.C. (@VilaNovaFC) February 22, 2018
Histórias de abuso e desrespeito contra às mulheres
- Caso de assédio em ônibus revolta mulheres após decisão absurda de juiz
- Não é sobre varrer o chão: todas as cenas absurdas do MasterChef
- José Mayer admite “brincadeiras machistas” e pede desculpas em carta