Mulheres negras reagem a vídeo de conversa sobre Tina no “BBB”: “Impossível não lembrar da adolescência”

Recentemente durante uma festa no “Big Brother Brasil” 23, a reação de alguns dos homens da casa à “proposta” de se envolver com a participante Tina Calamba chamou a atenção na web.

Isso porque, diante da hipótese, os participantes Cezar Black, Gabriel Tavares e Cristian Vanelli fizeram comentários cheios de desdém – e, entre internautas, a cena rendeu discussões importantes especialmente a partir de experiências parecidas relatadas por mulheres negras.

Rejeição de Tina no “BBB” gera discussão importante nas redes

Após a ampla discussão sobre o relacionamento potencialmente tóxico de Gabriel Tavares e Bruna Griphao no “BBB” 23, outro evento que ocorreu dentro da casa motivou um debate interessante nas redes.

Durante uma festa, Cezar, Gabriel e Cristian desdenharam da possibilidade de se envolver com a participante Tina – e, devido ao nível de desdém e ao fato de Tina ser negra, muita gente fez análises que falam sobre a solidão da mulher preta.

https://twitter.com/AsNegasOficial/status/1618576812933775367

A situação começou quando Key Alves, jogadora de vôlei que também está na casa, afirmou aos três homens que havia uma participante “carente. “Está querendo dar uns beijos. Quem quiser, ela falou que quer”, afirmou Key, enquanto os três se mostraram interessados. Ao saber que se tratava de Tina, no entanto, a atitude dos três mudou.

“Você é doida, é?”, disse Cezar. “Ah não, está maluca?”, disse Cristian, enquanto Gabriel caiu na risada.

Na web, a cena não demorou a viralizar – e, embora alguns tenham criticado Key pela atitude de “oferecer” Tina (algo desmentido por vídeos que mostram a modelo autorizando a atitude da jogadora), o que mais chamou a atenção foi a atitude dos rapazes, tudo devido ao fato de que, na vida real, é isso que mulheres negras encontram ao tentar se relacionar.

https://www.instagram.com/p/CmoWmGvOLj8/

“A coisa mais comum e vocês chocados. Quando a mina é preta, sempre é a última escolhida. Ou, se pega, é pra ficar ‘em off’: ‘Fica só entre a gente, tá?’”, escreveu uma internauta ao comentar o vídeo da cena no Twitter.

“A maioria aqui não sabe o que essa cena significa, mas a maioria das mulheres pretas sabe o quanto isso é dolorido de ver. É gatilho pra muitas de nós”, disse outra. “Deu pra ver recortes de um racismo que muita mulher preta já passou. Que gatilho ver que homens não se sentem atraídos por mulheres como a Tina, que é lindíssima! E se ela fosse branca? Eles reagiriam diferente?”, propôs a bailarina e escritora Ingrid Silva em seu perfil no microblog.

https://www.instagram.com/p/Cnf5f7JsVHX/

Todos os comentários se referem ao fato de que, mesmo que se adequem a outros padrões de beleza impostos pela sociedade, como magreza, por exemplo, mulheres negras sempre estarão fora dele simplesmente por serem pretas.

Com isso, muitas delas compartilham de uma solidão única após viver relações nas quais foram trocadas por mulheres brancas, situações em que nunca podiam ser “oficializadas” ou momentos nos quais foram sempre as últimas a chamar atenção, especialmente de um homem, em um grupo de amigas.

Veja mais comentários de internautas que compartilharam sentimento quanto a vivências parecidas e contribuíram com o debate através críticas sobre a situação:

Racismo e empoderamento