Suposto “teste de audição” que circula na web é surpreendente e pode ajudar mulheres

Um suposto “teste de audição” está tomando conta da internet. Mas, quem clica, descobre uma mensagem surpreendente e totalmente diferente do que esperava. A proposta é chamar atenção para o  Dia Internacional de Não-Violência Contra as Mulheres. A campanha criada pelo Jornal do Commercio de Comunicação traz o  teste auditivo que mostra que, se você consegue ouvir a violência doméstica, você pode denunciá-la. O interessante do projeto é a sacada para fazer com que pessoas que não clicariam no vídeo caso ele fosse explícito, assista pela curiosidade e, então, tome conhecimento da gravidade do problema.

Veja também:
O que é feminicídio? Toda mulher precisa saber o que é o termo e como se proteger 
Mulheres sofrem abuso principalmente de seus conhecidos, diz IBGE
Violência contra a mulher: depoimentos de quem já passou por isso

Dia internacional de Não-Violência Contra as Mulheres

Divulgada desde 1981, a data remete à morte brutal de três mulheres que lutaram contra a ditadura na República Dominicana, assinadas pelo Governo em 1960.

Atualmente, ONU (Organização das Nações Unidas) reconhece a data como o Dia Internacional Pela Eliminação da  V iol ê ncia  C ontra a s  M u l heres porque considera que é o problema é uma questão social e de saúde pública, que tem origem na desigualdade de gênero, e desrespeita a cidadania e os direitos humanos, além de afetar permanente a vida de muitas mulheres.

Violência doméstica no Brasil

No Brasil, mais de 15 mulheres são mortas a cada dia somente por ser mulher – este número não inclui acidentes, mortes naturais ou com outras motivações. Os dados são do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que levantou que entre 2001 e 2011 ocorreram mais 50 mil feminicídios no país.

É por isso que campanhas assim, que utilizam jogadas estratégicas, são importantes para atingir públicos que não clicariam em um vídeo que trouxesse o assunto tratado já no título. Falar sobre os casos de violência é importante para proteger mulheres que um dia possam passar este tipo de situação, dar forças àquelas que vivenciam isso diretamente e ajudar na superação dos traumas daquelas que um dia foram vítimas.

Como denunciar violência doméstica

Ao presenciar cenas de  viol ê ncia  doméstica, denuncie o ocorrido através do número 180 ou chame a polícia pelo do 190. Afinal, “se você pode ouvir, você pode ajudar”. As ligações são gratuita e as denúncias podem ser feitas anonimamente.

Já as  v í timas  de violência, caso queriam denunciar e se proteger devem procurar uma unidade da Delegacia da Mulher e solicitar medidas protetivas, além de avisar amigos e familiares próximos para que possam, em casos de urgência, socorrer a vítima. Cidades que não possuem delegacias específicas para receber este tipo de denuncia são obrigadas a registrar o boletim de ocorrência em unidades comuns.

Teste de audição

Com o vídeo, teste se você também é capaz de ouvir toda a mensagem e fazer sua parte.