Existem fases em que é normal que a criança diminua a quantidade de alimentos ingerida. Isto se justifica pelos picos de crescimento e pelas novas descobertas. Porém, é essencial que, mesmo com essas alterações, o pequeno se alimente de forma equilibrada e saudável.
Leia também:
Comida não é recompensa; Entenda
Crianças com estomatite precisam ser hidratadas
Programe a rotina alimentar da criança
Mas, quem é mãe sabe que nem sempre essa tarefa é fácil. Portanto, se seu filho não está comendo direito, certifique-se de que as dicas de alimentação infantil estão sendo seguidas:
Defina horários. Uma rotina alimentar é essencial para que a criança se acostume e entenda a importância do momento de comer e para que o organismo sinta fome nas horas devidas. Dividir as refeições em quatro porções é o ideal. O café da manhã pode ser servido logo que a criança acorda, entre 7 e 8 horas. O almoço pode ser às 12h, seguido pelo lanche às 16h e finalizado com o jantar até as 20h.
Quem determina o que uma criança deve comer é o seu responsável. Ingredientes saudáveis devem estar dentro da alimentação dos pequenos e quem decide isso são os seus cuidadores. Na hora das refeições, evite oferecer muitas opções. Isto gera confusão e pode causar a sensação de que é permitido escolher qualquer tipo de alimento a qualquer hora.
Libere os abusos aos finais de semana em pequenas quantidades. A criança, uma hora ou outra se deparara com hábitos alimentares diferentes daqueles dos praticados em sua casa. Por isso, é muito importante que elas saibam que comidas diferentes existem e que as provem. Porém, também é essencial ensiná-la a lidar com esses novos gostos. Explicar que aqueles alimentos que não são tão saudáveis podem se consumidos de forma moderada é o melhor caminho para evitar descontroles mais tarde.
Por fim, a dica infalível é deixar a comida atrativa. Um prato de arroz, feijão, legumes e carne pode ficar muito mais divertido se os alimentos formarem uma carinha ou uma casinha. Para ajudar e trazer inspirações para esta tarefa, veja na galeria opções para fazer desenho com a comida para as crianças.
Pratos divertidos para as crianças

1) Para os bebês que ainda estão comendo apenas as frutas, crie carinhas engraçadas. A banana pode ser a boca, o morango o nariz e os olhos feitos com uva verde e uva-passa.

2) A salada de verdura pode virar um ninho junto com espaguete enrolado. Para fazer os passarinhos, use ovos empanados na farinha de milho em flocos e faça os detalhes com casca de tomate e azeitona preta.

3) Até a salada simples pode ser decorada de forma rápida. Com azeitona preta e queijo fresco, faça caretinhas no tomate.

4) As almondegas também podem ficar divertidas. Use folhas de salsinha para as orelhas, queijo e azeitona para os olhos e cenoura para o nariz.

5) Na hora do lanche, aposte em sanduíches com cara de tigre. O peito de peru em cima da fatia de pão forma o rosto. O pepino, a cebola e a cenoura formam os olhos, a boca e o bigode.

6) O purê de batata pode virar ovelhinhas com a ajuda de pedaços de torrada e rodelinhas de azeitona. Para a grama, use fatias de pepino e pedacinhos de presunto

7) Outra opção para sanduiche é usar o queijo como base para o focinho do bicho. Tomate cereja, salsicha, cenoura, azeitona, pimentão e palitinhos de pão são os ingredientes usados para o restante da careta.

8) Com duas fatias de pão, queijo, ovo de codorna, alface, cenoura, pepino, azeitona, cebolinha e tomate é possível fazer um gatinho muito fofo.

9) O sanduíche também pode ser preparado com pão de hambúrguer. As fatias de presunto viram orelha, o tomate focinho e as azeitonas olhos.

10) Na torrada, faça um peixe. A cenoura fatiada pode virar escamas e as verduras fazem as barbatanas. Para os olhos, fatie pepino.

11) Também é possível criar com arroz. O grão pode vir acompanhado de verduras e legumes e virar a cara de um cozinheiro.

12) A vaca certamente divertirá os pequenos. Salames, presunto, pimentão e azeitonas formam o focinho da dona. Para a base, use os pães e folhas de alface.

13) Com pão, mortadela, queijo cremoso e azeitona é possível criar lindas joaninhas.

14) Se as crianças quiserem ajudar, proponha a construção de uma casa. Pão, cenoura, pepino e brócolis são os ingredientes da brincadeira.

15) Para um prato diferente, faça o ovo, o pimentão e a alface roxa em um só prato.

16) Brinque com o arroz e com o feijão. Folhas de alga podem ajudar a criar o cenário perfeito.

17) O arroz integral também entra na brincadeira. Faça bolinhas e molde o ursinho. Com a omelete, faça uma coberta. Enfeite com alface, tomate e salsicha.

18) Torradinhas com salame, cebola, pimentão e azeitona podem virar caretas divertidas em cima de uma folha de alface.

19) Transforme ovos cozidos em patinhos. Filetes de cenoura e pepino ajudam. Para os olhos, corte pedacinhos de azeitona preta.

20) Se você tiver cortadores, use-os para deixar as frutas mais atrativas.

21) Até uma menininha pode ser criada para um sanduíche. Presunto para o corpo, ovo para o rosto, cenoura para o cabelo, azeitona nos pés e nos olhos, tomatinho e milho para as flores e salsa para os detalhes.

22) Uma corujinha também é possível. Os ovos formam os olhinhos e as cenouras são responsáveis pelas expressões. O pepino e a azeitona ficam para os detalhes.

Com pepino e azeitona, crise olhos em revelo nos sanduíches.

A saladinha pode vir com joaninha feita de tomates.

Um gatinho pode ser criado com ovo, azeitona, salame, cebolinha, salame e presunto. Para a linguinha, corte um triangulo de pimentão vermelho.

Com forminhas, faça lanchinhos de formatos diferentes.

Os frangos empanados podem formar o fundo do mar. Use milho e ervilha para deixar o prato colorido. No fundo, o arroz pode completar a refeição.

Para os mais velhos, invista nos canapés mais arrumadinhos.