3 erros que você não sabe que comete na limpeza da casa

Com tantos produtos de limpeza disponíveis no mercado, a faxina acaba parecendo ser algo muito mais complicado do que de fato é. O “pecar pelo excesso” aliado à falta de conhecimento te levam a perder muito mais tempo do que precisaria na limpeza da casa e ainda te fazem desperdiçar produtos e, consequentemente, dinheiro.

Leia também:
8 erros de limpeza que você provavelmente comete em casa
7 erros comuns que você pode cometer na limpeza da casa
9 erros de faxina que até sua avó cometia – mas que você pode corrigir

A personal organizer Ingrid Lisboa observou em seus cursos e atendimentos os erros mais comuns que os clientes cometem na hora de limpar a casa. Ela garante que, ao corrigi-los, você poupará esforço e terá um resultado muito melhor. Entenda o porquê:

Lavar janelas – segundo Ingrid, as janelas só precisam ser lavadas se você deixa acumular sujeira a ponto de criar uma camada grossa de resíduos sobre o vidro. “Se você limpa os vidros apenas uma vez por mês, é bem possível que isso aconteça”, diz.

“Em 90% das vezes, não precisamos lavar os vidros. Basta limpá-los com um pano muito limpo levemente umedecido com água e detergente. Quando ensino esta técnica nos meus cursos, muitos desacreditam. Mas é só testar para ver”, garante.

Achar que mais produto equivale a mais limpeza – “Na maioria das vezes, mais produto vai deixar as superfícies mais embaçadas e com aspecto mais sujo do que como estavam antes”, afirma.

É difícil controlar o impulso, mas tente usar a quantidade indicada na embalagem. Na dúvida, vá colocando mais produto no pano aos pouquinhos. Assim, você tem melhor aproveitamento e consegue agilizar a limpeza.

Usar “multiuso” em superfícies brancas – este tipo de solução amarela os acabamentos brancos pintados ou laqueados. Se você usá-lo em madeiras laqueadas ou nas partes plásticas da geladeira branca, por exemplo, verá que, com o tempo, elas ficarão levemente amarelas.

“Com o passar dos anos, amarelam ainda mais, e não há como devolver o branco original”, afirma a profissional. Portanto, o único jeito de evitar é não usando multiuso em locais como armários de fórmica, geladeiras, fogões e armários brancos.