A carne de frango é um alimento extremamente rico em proteínas, vitaminas, sais minerais e elevado teor de umidade. Estas características da carne a tornam um produto propício ao desenvolvimento de microrganismos, caso ela não seja conservada adequadamente e manipulada em condições rígidas de limpeza do local e do próprio manipulador.
Leia também:
Como congelar: carne, frango e peixe
Cardápio noturno ideal: o que comer ou não à noite?
4 técnicas para desfiar frango que fazem a tarefa mais fácil
Como o frango tem alto risco de contaminação, é importante obedecer limites de tempo e temperatura, que são utilizados nos vários métodos de conservação para evitar alterações e contaminações. Uma das bactérias mais encontradas na carne de frango, a salmonela, pode ficar incubada no organismo, sem manifestar sinais, por oito horas a três dias. A carne de frango, mesmo congelada, pode conter a bactéria e, além dela, outra bastante comum é a campylobacter.
Formas comuns de contaminação:
1. Comendo esse tipo de carne mal cozida
Não se deve comer frango mal passado de jeito nenhum. Quando ele não atinge a temperatura de cozimento adequada (74ºC), as bactérias continuam vivas e, ao ingeri-las, corre-se o risco de ficar doente.
2. Lavando o frango na pia
Para retirar a gordura da pele, basta colocar suco de limão ou vinagre. Já os microorganismos nocivos você só mata cozinhando e assando bem a carne. O perigo de lavar o frango na pia é causar uma contaminação cruzada de outros alimentos e louças, através da carne crua.

3. Esquecendo de higienizar utensílios
Outra dica é lavar o mais rápido possível os utensílios usados na preparação do frango, como facas e tábuas. Se possível, tenha duas superfícies de corte, uma apenas para carnes cruas e outra para frutas e legumes.
4. Armazenando a carne inadequadamente
Quando guardar carnes cruas na geladeira, coloque-as em potes fechados para que o sangue não escorra, e os microorganismos não se transfiram para outros alimentos. Vale lembrar também que, quando o frango é descongelado, o recongelamento jamais pode acontecer, pois permite que as bactérias se multipliquem, aumentando os riscos de contaminação.
5. Comprando peças embaladas
Prefira comprar o frango sempre no balcão do açougue ou do supermercado, porque as geladeiras em que ficam expostas as carnes embaladas dificilmente têm uma temperatura ideal, fornecendo aos germes ambiente propício para sua proliferação.





