Depois de um tempo com a mesma decoração, surge aquela vontade de mudar a cara do ambiente e renovar o visual. Para fazer isso sem grandes reformas – e sem precisar fazer investimentos muitos significativos – uma boa alternativa é transformar a aparência dos móveis. Confira cinco jeitos de reformá-los para atualizar a decoração.
reformar-moveis-1.jpg
reformar-moveis-1.jpg
Dicas para reformar móveis
Decorar móveis com adesivos
Para renovar os móveis sem gastar muito, revesti-los com adesivos de tecidos, papel contact ou mesmo papel de parede é uma alternativa excelente, já que, além de terem custo relativamente baixo, a diversidade de estampas e padronagens se adequa a qualquer estilo de decoração. Uma doa dica para usar a técnica é utilizar papeis estampados para cobrir a frente de gavetas, por exemplo.
reformar-moveis-2.jpg
reformar-moveis-2.jpg
Vidros e espelhos
Quer dar uma cara nova aos armários da cozinha? Uma boa dica é trocar as prateleiras e portas de madeira por peças de vidro. Se quiser investir mais, você pode revestir o fundo interno do armário com espelho, o que vai criar um efeito cristaleira, além de dar a sensação de que o ambiente é mais amplo. Se não, revestir a área com um papel de parede estampado também deixa o local mais descontraído.
reformar-moveis-4.jpg
reformar-moveis-4.jpg
Pintura
Repintar e trocar a cor do móvel é um jeito fácil e barato de transformá-lo completamente. O mais importante é lixar toda a superfície do objeto antes, de forma que ele fique completamente opaco e o mais liso possível. Depois, você pode pintá-lo com tinta de parede comum de acordo com o seu gosto – inclusive utilizando tons diferentes se preferir.
reformar-moveis-5.jpg
reformar-moveis-5.jpg
Trocar o puxador
Mudar o puxador ajuda a renovar o móvel de maneira mais discreta. Em lojas especializadas, você pode encontrar puxadores originais, coloridos ou temáticos (para quartos de criança, por exemplo).
Leia também:
Técnicas de pintura em mdf
Móveis restaurados dão singularidade ao ambiente
Decorar com pouco dinheiro é possível: veja 5 melhores dicas