O jeito certo de guardar alimentos faz toda a diferença no que diz respeito à qualidade e a duração deles na sua casa. Para facilitar esse trabalho, listamos sete dicas de ouro para fazer com que alguns dos itens mais básicos da lista de supermercado fiquem frescos por mais tempo depois de você levá-los para casa.
Leia também:
Como congelar carnes
Como congelar frutas, legumes e verduras
Como conservar alimentos sem perder seus nutrientes
Como guardar alimentos: 7 truques espertos
Maçãs – ao guardar maçãs dentro ou fora da geladeira, mantenha-as dentro de potes, sacos ou papel alumínio. Isso porque elas liberam gases capazes de acelerar o amadurecimento de outros vegetais, o que faz com que eles apodreçam mais rápido.
Limões – se você vai usar só algumas gotas de limão para temperar outro alimento, faça um furo na casca em vez de cortá-lo ao meio. Depois, guarde-o na geladeira para prolongar a duração.
Tomates – guarde-os com o talo virado para baixo em uma superfície plana. Isso “isola” a saída da umidade, o que ajuda a manter o fruto fresco por mais tempo. Além disso, lembre-se de mantê-los sempre fora da geladeira para evitar o ressecamento.
Farinha – antes de guardar no armário, coloque o saco de farinha fechado no congelador por uma semana. Isso ajudará a matar eventuais microrganismos, o que aumenta o prazo de validade da farinha.
Queijo – se o queijo já estiver cortado, espalhe um pouco de manteiga na parte fatiada antes de guardar para manter a hidratação. Para guardar uma peça inteira do alimento, embrulhe-o em papel vegetal.
Alface – ao guardar, coloque alguns pedaços de papel toalha em volta e entre as folhas. Isso vai ajudar a reter a umidade do alimento e evitar que ele murche muito rapidamente.
Ervas aromáticas – para conservar ervas frescas como salsinha, manjericão, cebolinha e coentro, corte os cabos em diagonal e mergulhe-os em um copo com água (trocando a cada dois dias) e cubra as plantas com um saco plástico para manter a umidade.