Quem nunca teve xodó por um par de brincos de bijuteria que, de tanto ser usado, ficou preto e enferrujado? Armazenar brincos, colares, anéis e pulseiras de metal do jeito certo e tomar certos cuidados na hora de usá-los são atitudes que fazem toda a diferença na preservação da bijuteria. Não só elas são essenciais para prolongar a vida útil do material, mas também evitam que a peça escureça ou enferruje e garantem que o brilho e cor originais do acessório permaneçam intactos por muito mais tempo.
Leia também:
Dicas de como limpar joias e artigos de prata
Alergia a bijuterias: como evitar?
Aprenda a fazer um porta-joias de E.V.A
Segundo Vinicius Boudakian Bressiani, diretor do portal especializado em bijuterias Passa Anel, esse tipo de peça estraga facilmente se não for bem cuidada. “Mesmo os produtos de qualidade precisam dos cuidados corretos para durar mais”, afirma.
O especialista ensina 7 dicas simples de armazenagem e conservação da bijuteria para evitar que o metal escureça:

A melhor forma de guardar a bijuteria é separadamente, ou seja, cada peça em um compartimento isolado. ‘O contato entre as peças pode causar riscos em materiais mais sensíveis. Além disso, as correntes podem se emaranhar’, lembra Vinicius. Ele sugere caixas com divisórias internas, saquinhos de tecido flanelado ou mesmo plásticos.

A umidade é uma das principais inimigas da bijuteria, pois favorece a oxidação. Além de sugerir que os acessórios sejam conservados dentro de caixinhas revestidas com saquinhos de veludo ou tecido, o profissional indica um truque para impedir o problema: ‘Para evitar o escurecimento e acabar com a umidade, coloque pequenos pedaços de giz junto com as peças.’

Para limpar as peças, use apenas uma flanela limpa regularmente, esfregando com delicadeza.

Nunca tome banho ou mergulhe no mar ou piscina usando bijuterias, pois o contato com a água e possíveis produtos químicos contidos nela irão estragar sua peça. ‘As bijuterias também devem ser mantidas longe da areia’, orienta o especialista.

Evite também usar bijuterias enquanto estiver fazendo tarefas domésticas como lavar louças ou roupas. ‘Os materiais químicos danificam o material’, diz Vinicius.

Produtos como bronzeadores, repelentes, perfumes e hidratantes podem danificar a biju. O ideal, segundo o diretor do portal, é retirá-la antes da aplicação e só recolocar quando a pele estiver completamente seca.

Cuidado com a ida ao salão de beleza. Se for fazer algum procedimento químico nos cabelos, é melhor que não esteja usando brincos ou colares, já que as substâncias muito fortes são capazes de manchar e estragar as peças.