A tendência do Baby Book

Uma tendência está ganhando cada vez mais espaço na mídia brasileira. Não é simplesmente um álbum de recordações, e sim uma mega produção feita por fotógrafos profissionais, que até algum tempo era mais conhecida no exterior. Os bebês recém-nascidos são colocados em várias poses artísticas, para alegria e satisfação dos pais, que já tão cedo fazem questão de deixar registrado em fotos de alta resolução e DVD os traços de seus filhos desde seus primeiros dias de vida.

O fotógrafo Henrique Gasper é um dos que aposta nesse meio. O seu interesse por esses ensaios fotográficos surgiu quando conheceu o trabalho da australiana Amanda Keys, que segundo ele é uma referência mundial em fotografia infantil. “A partir dela que me apaixonei pelo estilo e decidi fotografar bebês e gestantes”, diz ele. O começo da produção, para o fotógrafo, começa com os pais. Ele faz várias perguntas para definir os rumos do ensaio, como quais os hobbies da família, com que trabalham, o que gostariam de ver no ensaio, para o book ficar bem a cara da família.

Mariana Valentini, fotógrafa que trabalha com mulheres grávidas e bebês desde 2007, afirma que seus ensaios duram em média 1 hora e meia, pois mais do que isso os bebês ficam cansados. Ela conta a satisfação de fazer os álbuns de bebês: “Eles sempre te olham de uma maneira pura e curiosa”, diz a fotógrafa que começou nessa área graças ao marido, que possui a mesma profissão.

Segundo a também mamãe, os pais curtem participar das fotos e amam o resultado. “É uma lembrança eterna de um momento especial. Algo que você olha depois de 30 anos e se emociona”, conta Mariana, que além dos Baby Books, também fotografa mamães no período de gestação para marca de roupas infantis Babytown. Na hora da sessão ela conta que o fotógrafo e, principalmente os pais, têm de ser pacientes no dia. “Assim passamos segurança ao bebê e as fotos saem mais naturais”, declara ela. Os preços dos Baby Books são sob consulta.

É preciso saber também qual a rotina do bebê, em qual horário ele dorme, acorda e se alimenta. “Não adianta tentar fazer fotos no horário que ele ta chatinho e chorando”, ressalta Henrique Gasper. Ele lembra que para um bom trabalho é preciso saber quantos dias de vida o bebê têm. “Depois dos 15 dias de nascido é impossível fazer aquelas fotos moldadas onde se coloca o bebê na posição desejada. Ele está muito mais ativo e menos flexível.”

Por isso, Henrique enumera todos os cuidados antes de fazer o book para melhor satisfação do cliente. Ele afirma que a maioria de suas clientes surge quando ao fazer fotos da gravidez se interessa também pelos álbuns de bebê. “Dessa forma, tenho mais acesso à data do nascimento e podemos fazer no tempo certo. Como é difícil os pais procurarem um fotógrafo antes desses 15 dias – alguns preferem fazer fotos depois de uns três meses, quando o bebê já está mais ativo e sorridente – fazendo o book de gestante, já pré-agendo o book do bebê.”

Henrique alerta sobre alguns cuidados importantes para essas sessões: “Mantenha a temperatura ambiente no local onde o bebê se encontra, deixe as janelas fechadas em caso de rajadas de vento, evite contato com a natureza no caso de recém-nascidos e tente deixar o bebê mais confortável possível, evitando o flash para não incomodá-lo muito.”

Os valores dos Baby Books do fotógrafo Henrique Gasper podem variar de R$ 600,00 (com fotos em DVD sem álbum) a R$ 1.500. Todos os valores podem ser parcelados em até três vezes. Alguns pacotes especiais, com duas sessões entre outros atrativos, podem ser parcelados em até mais vezes. E os clientes podem ter 10% de desconto no pagamento à vista.

LEIA TAMBÉM:

Doces lembranças – Álbuns personalizados para bebês conquistam cada vez mais as mamães

Como fazer um álbum de fotos – Passo-a-passo para criar um álbum de fotos personalizado e lindo!