Afrodecor é a tendência que levará mais cor à sua casa em 2026: como aderir sem gastar muito

Cores quentes e muitas estampas fazem parte da aposta para as casas em 2026

Esqueça as casas minimalistas! Segundo o Pinterest, uma das grandes tendências de decoração para 2026 é o afrodecor. Isso porque, em um movimento de retomada da ancestralidade e do aconchego das casas de vó, usuários da rede aumentaram a busca por termos referentes a esse estilo de decoração.

Se a ideia é aderir à moda, contudo, você não precisa de uma de uma reforma completa. Existem algumas maneiras simples de fazer isso. Veja como a seguir.

Inspiração de decoração afrodecor

(Crédito: Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest | Reprodução/Pinterest)

Após dois anos de crescimento nas buscas por termos associados ao estilo, o Pinterest aponta que toques afroboêmios farão parte da estética queridinha dos baby boomers e a geração X. Isso significa, por exemplo, ambientes mais coloridos e, por muitas vezes, com cores mais quentes. No entanto, esse estilo também se reflete em:

  • Tecidos tradicionais africanos, como o adire, da Nigéria, seja revestindo móveis ou até disposto nas paredes como quadros;
  • Tapetes e estampas berberes;
  • Cestos e peças artesanais em materiais naturais como rattan e bambu;
  • Quadros e arte de origem africana, como obras etíopes, nigerianas e de outras regiões do continente.

Para um ambiente menos caricato, contudo, você pode mesclar os itens acima a outros estilos.

Mais do que apenas uma tendência, esse tipo de decoração reflete um movimento por construir casas com histórias, ancestralidade e expressão cultural, e não apenas sigam fórmulas genéricas de design.

Casa