Apesar de serem invisíveis a olho nu e aparentemente inofensivos, os ácaros podem provocar diversos males à saúde, especialmente entre pessoas que já sofrem de alergias, como rinite e asma. Eles são aracnídeos microscópios que pertencem à mesma família das aranhas e escorpiões e, mesmo não sendo tão ameaçadores quanto seus “parentes”, precisam ser combatidos.
Leia também:
Como lavar travesseiro na máquina de lavar: truque com vinagre e mais dicas

Mesmo solteira, saiba que você não passa suas noites sozinhas, já que um único colchão pode servir de abrigo para, aproximadamente, 2 milhões de ácaros. E pior: após dois anos de uso, cerca de 25% do peso de um travesseiro corresponde a ácaros mortos e suas fezes.
Isso acontece porque sua cama é um ambiente bastante aconchegante também para os ácaros. Em média, um ser humano adulto perde cerca de 28 gramas de pele morta a cada mês, e são exatamente essas células que são recebidas pelos ácaros como principal fonte de alimento.

Além de realizar troca de travesseiros a cada dois anos, você ainda deve mudar fronhas e lençóis pelo menos uma vez por semana para diminuir a quantidade ácaros na cama. O bicarbonato de sódio pode ajudar a eliminar os “bichinhos” do móvel de uma maneira bem simples: com uma peneira, polvilhe o produto sobre a cama e deixe agir por duas horas. Em seguida, retire todo o pó com um aspirador.
Na hora da faxina, use o aspirador de pó em vez de vassouras e espanadores, que levantam a poeira, espalhando os ácaros pelo ambiente. Manter as janelas de casa abertas para arejar e permitir a entrada de sol nos ambientes é também uma boa opção simples de combater os ácaros.