Bagunça canina: saiba como controlar o pet bagunceiro

Divertidos e brincalhões por natureza, muitos cães de estimação acabam se tornando um problema em função da animação exagerada e da bagunça que fazem dentro de casa – deixando suas donas preocupadas na hora de sair e deixar o pet sozinho por algum período de tempo. Atacando móveis e enfeites da casa com mordidas e brincadeiras – e fazendo do lar um terreno a ser explorado – os cachorros mais bagunceiros podem se meter em grandes enrascadas por causa do comportamento aventureiro, exigindo uma série de cuidados para que acidentes sejam evitados.

Leia também:
Macho ou fêmea? Veja qual cachorro é ideal para você
Hora da viagem: levar o pet ou não? Veterinária ajuda a decidir
Como me certificar que o pet shop está fazendo um bom trabalho?

Dicas para controlar o cachorro bagunceiro

Enquanto muitos podem achar graça nesse tipo de comportamento travesso, é importante lembrar que a saúde e a integridade física do cão podem correr sérios riscos em função da bagunça exagerada – já que, para investigar os diferentes ‘territórios’ e uma casa, os pets não medem esforços e mostram coragem de sobra; subindo em móveis altos e mexendo em objetos que podem feri-lo gravemente.

A atenção com os cães que fazem bagunça demais deve ser constante – no entanto, também é necessário descobrir a origem de tanta travessura no comportamento do animal; já que, embora esse tipo de atitude possa ser considerada ‘normal’ ou uma fase para alguns, isso também pode indicar problemas como o da hiperatividade no pet, ou mesmo deixar clara a necessidade de adestramento (evitando que uma ‘fase’ de bagunça se transforme em algo constante na vida do bichinho de estimação).

Podendo ser influenciada por fatores hormonais (como o hipertiroidismo, por exemplo), a hiperatividade em pets caninos só pode ser diagnosticada com certeza por um profissional veterinário e, portanto, ao notar que o seu cão é muito mais bagunceiro do que o considerado normal, não hesite em marcar uma consulta com um profissional para investigar o caso mais a fundo. De qualquer forma, contratar a ajuda de um adestrador também faz parte das ações mais indicadas para que o seu pet canino aprenda a se controlar e não destruir a casa enquanto você está fora; e quanto antes os ensinamentos forem iniciados, mais fácil será para que o cão compreenda as regras.

Enquanto o animal ainda não estiver devidamente treinado, no entanto, mantê-lo fora de cômodos como a cozinha (cheia de pias, facas e garfos – formando o ambiente ideal para acidentes) é uma boa idéia – assim como manter a casa com menos enfeites que possam machucar o animal durante as suas explorações.

Acesse o link e encontre profissionais adestradores e muitosoutros serviços do mundo pet.

Matéria validada pelo Dr. Ricardo Tubaldini (CRMV – SP 23.348), Médico Veterinário formado pela Universidade Paulista e Cirurgião Geral e Ortopedista em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Tubaldini é Diretor de Conteúdo do portal CachorroGato.