Fique sabendo sobre o cachorro mais inteligente que existe.
Leia também:
Shih-Tzu: o novo pop star canino
Lhasa Apso: conheça melhor a raça deste pequeno guardião canino
Hollywood Pet: os personagens caninos que roubam a cena nas telonas
Temperamento do Border Collie
Que os cachorros são animais dotados de bastante esperteza todos já sabem; no entanto, os cães Border Collie superam todas as expectativas no quesito inteligência, sendo considerados por especialistas como a raça mais sábia entre todas existentes. Completamente focado nas tarefas à que é proposto, este cachorro é facilmente adestrado e treinado para realizar as mais variadas atividades – desde esportes caninos até a realização de comandos e truques.
Sem ter uma origem completamente definida, acredita-se que sua raça tenha surgido na Grã-Bretanha e, a partir daí, se popularizado por toda a Europa – sendo, primeiramente, usado como um cão de pastoreio nos trabalhos com rebanhos de ovelhas; onde, ao contrário das demais raças de pastoreio, era capaz de reunir os rebanhos sem ter de usar da agressividade e da violência, tendo o seu olhar intimidador como principal forma de controle.
Além de inteligente, o Border Collie é lindo e super ativo. Créditos: Thinkstock
Dono de uma capacidade nata de cercar e reunir grupos de animais (e também de levá-los de volta aos seus donos), os cães desta raça são utilizados até os dias de hoje nesse tipo de serviço, servindo como uma ferramenta especial e absolutamente eficiente para o trabalho dos seres humano. Para dar uma ideia do quão superior é a inteligência dos cachorros desta raça, basta dizer que nas competições de Agility (um dos esportes caninos mais populares) há uma categoria especial para os cães que não são Border Collie; já que eles dominam a categoria aberta.
Extremamente ativo, o cachorro desta raça precisa de bastante espaço pra viver bem, já que necessita de atividades físicas diárias para que possa gastar a sua energia acumulada; não sendo indicado para donos que vivam em apartamentos. Embora o seu nível de esperteza seja alto, pode apresentar alguns problemas de obediência se não for adestrado desde pequeno; sendo que sua socialização também deve ocorrer desde a fase de filhote, evitando complicações no convívio com pessoas e outros animais. Primeiro colocado no ranking das raças caninas mais inteligentes – que leva em consideração fatores como facilidade de aprendizado, inteligência instintiva e grau de obediência – o Border Collie também é bastante apegado e submisso aos seus proprietários, sendo um cachorro muito brincalhão e animado por natureza.
Clique no link e saiba mais sobre estes queridos animais no Guia de Raças de Cães.
Matéria validada pelo Dr. Fábio Toyota (CRMV – SP 10.687), Médico Veterinário formado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Unesp e responsável pelo setor de Oncologia Médica e Cirúrgica em Hospital Veterinário de São Paulo. Dr. Toyota é integrante da equipe de veterinários do portal CachorroGato.