Combinar vinhos e espumantes com a ceia de Natal

Nesta época de fim de ano todas nós estamos numa super correria, quase sempre já sabemos o que fazer ou levar para a ceia de Natal, porém, muitas vezes nos encontramos perdidas com tanta variedade de vinhos e espumantes e como combiná-los com a ceia.

Leia também:
Queijos e vinhos
Saiba como combinar vinhos com pratos típicos de inverno
Vinhos e vegetarianos

Aqui estão algumas orientações simples para ajudar você a escolher os  melhores pares de comida e vinho de Natal. Lembre-se também, não importa quão certa ou diferente é a sua combinação contanto que você e seus convidados tenham uma experiência prazerosa e que você faça escolhas que caibam no seu bolso.

Aperitivo:

Entreter seus convidados com algumas bolhas: o bom dos espumantes, preferível os mais secos estilo brut, é que eles combinam com qualquer entrada! Bolinhos fritos, queijo brie com geléia, espetinho de tomate e muçarela, salmão defumado, canapés, brusquetas etc.
Com o calor do Brasil , é super refrescante e você deve servir na temperatura entre 6 a 8 graus. O vinho rosé  também harmoniza perfeitamente com aperitivos.

Para começar:

O vinho branco é sempre um ótima pedida, pois tem uma boa acidez e combina com quase tudo. Escolha um Chardonnay do Chile ou da Borgonha,  um Sauvignon Blanc da Argentina ou da Nova Zelândia ou um Alvarinho que é português. Sirva entre 8 a 12 graus.

Principal:

Aves como codorna, ganso, chester, peru e frango são todos bem servidos com um vinho leve, baixo em taninos, da uva Pinot Noir. O vinho Valpolicella italiano também vai muito bem.
O tender por ter molho ou frutas em calda combina mais com a uva Riesling. Ja o pernil assado pede um tinto Chianti ou Barbera. 
O bacalhau é muito salgado. Pode ser servido com um Chardonnay ou com um vinho tinto jovem. Carnes grelhadas, assadas, recheadas ou com molhos combinam com a uva Cabernet Sauvignon que é muito versátil.

Sobremesa:

O espumante italiano Moscato D’Asti é perfeito com panettone e sobremesas à base de frutas. Nossa ascêndencia portuguesa faz sempre lembrar daquele vinho do porto guardado para essas ocasiões, doces com frutos secos podem ser degustados com ele a vontade.

Bom Natal !

Veja outros conteúdos da Rubi Club