Como afiar facas: 3 melhores métodos

Ainda que você não seja uma chef de cozinha profissional, precisa ter suas facas sempre bem afiadas. Além de facilitar a preparação de alimentos, isso evita acidentes, já que, ao fazer força para cortar algo com uma faca cega, o utensílio pode acabar escorregando e ferindo sua mão. A faca amolada também garante cortes mais precisos, como para a obtenção do carpaccio ou de um filé fino, sem “machucar” a carne.

Leia também:
Utensílios de cozinha que não podem faltar na sua casa
Como descascar batata, tomate e cebola em segundos usando somente as mãos
10 dicas para cozinhar melhor

A lâmina da faca possui um fio, que deve ser completamente liso e não pode ser serrilhado. Conforme usamos o utensílio, a lâmina vai se abrindo (o que não conseguimos ver a olho nu) e, com o tempo, perde sua capacidade de corte. O processo de amolar consiste em “raspar” as laterais da faca para devolver o fio.

A frequência com que você amola suas facas depende muito do quanto você a utiliza, mas, no geral, duas vezes ao mês é suficiente para o uso doméstico. Conheça os melhores métodos para realizar o processo em casa:

Como amolar facas

Pedra de amolar

É possível comprar a pedra de amolar em supermercados. Ela possui dois lados: um mais liso e outro mais áspero, sendo que o último só deve ser usado em casos críticos. Para afiar a faca, deixe a pedra imersa em uma bacia com água por 5 a 10 minutos. Em seguida, posicione-a sobre a bancada, colocando um pano por baixo para evitar que a pedra escorregue durante o processo.

Você deve apoiar a faca a 45º e deslizá-la sobre a pedra, de modo que toda a lâmina percorra a pedra. Ou seja: o movimento deve começar na base da faca e terminar na ponta. Faça uma leve pressão ao deslizar a faca, mas sem forçar muito. Repita o movimento de 20 a 25 vezes de cada lado.

Afiar facas na chaira

Outra opção para amolar facas é a chaira, também encontrada em supermercados. O movimento é o mesmo utilizado na pedra: apoie a faca a 45º na parte metálica e deslize-a da base à ponta, sem fazer força. Repita a operação de 20 a 25 vezes de cada lado.

Amolador de facas

É possível, ainda, afiar a lâmina usando um amolador de facas: basta encaixar o utensílio no local indicado e deslizá-lo para frente e para trás, deixando o aparelho fazer todo o trabalho. Apesar de não produzir o melhor resultado, sua utilização é muito simples, segura e rápida. Esta, portanto, é uma boa opção para quem não gasta muito tempo na cozinha.